28dez
Dados de Mercado de Microinfluenciadores

Marcas deverão apostar em microinfluenciadores para 2023!

Com as comunidades digitais cada vez mais consolidadas e o número maior de influenciadores, a aposta das empresas para 2023 será em microinfluencers. Isto é, pessoas “normais” que possuem sua comunidade fiel em um nicho específico e alto engajamento em seus perfis sociais. São pessoas “gente como a gente”, mas que impacta em muitos.

Então pela tendência do mercado, a aposta em Marketing Digital para 2023 será de campanhas contratando diretamente influenciadores com menos seguidores, mas com mais interação em seus canais sociais. Apesar de serem pessoas com menos seguidores, as marcas valorizam aqueles geradores de conteúdo que estão focados em comunidades muito específicas e nichos bastante específicos e é por isso que neste 2023 eles farão, sim ou sim, parte das estratégias de marketing.

Uma das características marcantes dos microinfluenciadores é que eles são autênticos, reais, familiares e protagonistas de uma categoria de marketing para toda a vida: o boca a boca.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

O papel dos microinfluenciadores como prescritores é muito relevante para todo o seu ambiente, como amigos, família, etc. Portanto, a recomendação que um microinfluenciador faz à sua comunidade tem um impacto qualitativo no seu círculo mais próximo.

O sucesso deste tipo de colaboradores reside na confiança, alcance e envolvimento que geram naturalmente. Como consequência, sua recomendação é percebida com sinceridade e, consequentemente, com eficácia, gerando rentabilidade em termos econômicos. Essa proximidade com que realizam a comunicação se traduz em impactos de qualidade, tão desejados pelas marcas.

Essa é a principal diferença que eles têm com celebridades ou macroinfluenciadores: a transparência para recomendar produtos ou serviços. Em muitas ocasiões, vemos estrelas da mídia social postando uma postagem patrocinada pela marca todos os dias. Essa saturação pode ser contraproducente: não são percebidas como colaborações naturais e, como consequência, os usuários se afastam da marca.

Marcas deverão apostar em microinfluenciadores para 2023!

Marcas deverão apostar em microinfluenciadores para 2023!

Vantagens para as marcas trabalharem com microinfluenciadores

  • Eles são especialistas em seu nicho e focam em gerar conteúdo de valor relacionado a ele.
  • Eles são encontrados por categorias ou segmentos como: moda, marketing, jogos, estilo de vida ou microinfluenciadores de saúde.
  • Eles têm um excelente relacionamento e proximidade com sua comunidade, e sua escuta ativa é permanente, o que permite um tratamento muito mais personalizado com seus seguidores.
  • Suas comunidades são muito leais e suas postagens têm um engajamento muito alto.
  • Eles gozam de credibilidade e boa reputação, o que torna suas comunidades leais e acreditam em suas mensagens.
  • Em termos econômicos, os microinfluenciadores são acessíveis a pequenas empresas que não possuem orçamentos elevados.

Como saber se você é um microinfluenciador?

  • Contas em redes sociais com comunidades modestas (menos de dez mil fãs).
  • Você tem um poder prescritivo muito poderoso.
  • Você só colabora com marcas relacionadas. Ou seja, você só trabalha com empresas que estão alinhadas com o seu estilo de vida e que tenham os mesmos valores que você.
  • Suas comunidades acreditam em você o tempo todo e adoram interagir com suas postagens.
  • Suas mensagens são próximas e você se identifica com as necessidades e gostos de seus seguidores.
  • Você não paga para ter um grande número de seguidores, mas cuida dos que tem.

Abaixo um estudo com influencers mostrando o que eles consideram prioritário na hora de trabalhar com uma marca.

Em primeiro lugar, com 70,9%, eles dizem que os valores das empresas devam estar alinhados aos da sua audiência. Com 58,2%, que seja um produto/serviço relevante para a audiência. Em 51,8% dos casos que o ofereçam uma compensação justa e competitiva. Para 48,5% dos influenciadores, eles esperam a oportunidade de realizar uma colaboração a longo prazo. E para 45,1%,  eles esperam que uma marca que curta o trabalho deles, e que os usem com frequência.

Dados de Mercado de Microinfluenciadores

Dados de Mercado de Microinfluenciadores / Fonte : Social Publi

Como fazer uma estratégia de marketing rentável com os microinfluenciadores:

  • Graças à categorização que os próprios usuários escolhem quando se registram no SocialPubli.com, as marcas podem identificar as pessoas com as mesmas ideias para suas campanhas.
  • Portanto, os impactos que você recebe por esse usuário compartilhar seu conteúdo serão mais qualitativos: sua comunidade o perceberá como uma recomendação honesta.
  • As marcas precisam de naturalidade e clareza ao lançar suas mensagens. Por isso, esses influenciadores se tornam o veículo ideal para divulgar suas campanhas. Desta forma, conseguirão um movimento “boca a boca” digital e muito eficaz.
  • No entanto, o essencial é ter clareza dos objetivos que temos como marcas e que público queremos atingir. Da mesma forma, seja claro sobre a mensagem que queremos transmitir e o orçamento que queremos investir.

De acordo com as estatísticas de um estudo realizado pelo MarketingHub, até 93% dos profissionais de marketing colaboram com influenciadores e 89% deles ainda desejam fazê-lo em 2023. Por quê? Porque as pessoas confiam nos influenciadores. Mais de 80% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar produtos promovidos por influenciadores.

O tamanho do mercado global para Marketing de Influência está crescendo ano após ano.  Existem grandes empresas que entendem o valor dos pequenos formadores de opinião e já estão contratando para já!

Dados de Mercado de Microinfluenciadores

Dados de Mercado de Microinfluenciadores / Fonte : Influencer MarketingHub

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados