5mar
Imagem: Reprodução/Google

Vírus no Pix? Suposto vírus interrompe as transferências via Pix e altera valor e destinatário!

Atenção a todos que utilizam o sistema de pagamento instantâneo PIX. Recentemente um Malware foi instalado em aparelhos e na hora da transferência ele rouba o valor total da conta. Abaixo é possível ver o momento em que o vírus está ativo e tenta dar o golpe.

O novo malware para smartphones Android atacou clientes brasileiros brancos, como Bradesco, Caixa, Itaú e Nubank. Você pode interceptar transferências de dinheiro através do Pix e alterar quem recebe o dinheiro e até mesmo a quantidade de dinheiro transferido.

O vírus, apelidado de BrasDex, foi descoberto em dezembro pelo tecido ameaçador, que já havia atacado pelo menos 1.000 pessoas. Ele não explora falhas em aplicativos bancários e sistemas do Pix, mas os instala voluntariamente sem que o próprio usuário perceba, fornecendo acesso total ao dispositivo.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

Um vídeo mostrando um cliente do Nubank uma tentativa de fraude em tempo real viralizou nas redes sociais. No vídeo, a pessoa simula o envio de um Pix por R$ 1 para a mãe no aplicativo do banco, mas não digita a senha necessária para concluir a transferência.

Enquanto isso, o dispositivo vibrará e os dados serão alterados pela BrasDex (veja abaixo).

Como é instalado o vírus que faz alteração na transferência por meio do pix no telefone Android ?

De acordo com a Accenture, o vírus é instalado nos telefones das vítimas, muitas vezes sem o seu conhecimento, depois de instalar aplicativos maliciosos e permissões concedidas pelos usuários, instalar aplicativos de origem duvidosa e não ler atentamente a mensagem pedindo confirmação depois.

O Threat Fabric, que descobriu o vírus, também relata que seu desempenho é permitido pelo comportamento do usuário. De acordo com a empresa, o vírus pode interceptar transferências dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil
  • Banco Original
  • Binance
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Inter
  • Itaú
  • Nubank
  • PicPay
  • Santander Brasil

Os clientes com smartphones Android são aconselhados a não baixar e instalar aplicativos fora da loja oficial do sistema, a Play Store, para não mencionar concordar totalmente com seus telefones. Também é aconselhável evitar links suspeitos por SMS ou WhatsApp.

De acordo com especialistas, o Pix foi escolhido por vírus por causa de sua velocidade de transação e da incapacidade de reverter tais transferências. Para atuar, a BrasDex chega no cartão SIM do celular e confirma que é brasileira.

Imagem: Reprodução/Google

Imagem: Reprodução/Google

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados