Nesta sexta-feira (7), a empresa Meta, proprietária do Facebook, soltou uma nota assustadora! A empresa disse que mais que identificou mais de 400 aplicativos que estavam roubando as senhas dos seus usuários. Segundo a Bloomberg, mais de 1 milhão de usuários serão notificados.
“Relatamos nossas descobertas à Apple e ao Google e estamos ajudando as pessoas potencialmente impactadas a aprender mais sobre como se manter segura e proteger suas contas”, disse a Meta, em nota.
Infelizmente a Meta não disponibilizou publicamente o nome dos aplicativos, e para que isso não se repita, ela deu algumas diretrizes de como seriam esses aplicativos. Todos os aplicativos foram listados no Google Play Store e na App Store da Apple, disfarçados como editores de fotos, jogos, serviços VPN, aplicativos de negócios e outros utilitários para enganar as pessoas e baixá-los.
Alguns exemplos incluem:
- Editores de fotos, incluindo aqueles que afirmam permitir que você “se transforme em um desenho animado”
- VPNs que alegam aumentar a velocidade de navegação ou conceder acesso a conteúdo ou sites bloqueados
- Utilitários de telefone, como aplicativos de lanterna que afirmam iluminar a lanterna do seu telefone
- Jogos para celular prometem falsamente gráficos 3D de alta qualidade
- Aplicativos de saúde e estilo de vida, como horóscopos e rastreadores de condicionamento físico
- Aplicativos comerciais ou de gerenciamento de anúncios que alegam fornecer recursos ocultos ou não autorizados não encontrados em aplicativos oficiais por plataformas de tecnologia.