6out
Cidade gaúcha distribui gratuitamente cartilhas sobre bullying e cyberbullying para prevenção

Cidade gaúcha distribui gratuitamente cartilhas sobre bullying e cyberbullying para prevenção

Um dos maiores problemas na escola hoje em dia (e não apenas) é a questão do cyberbullying ou bullying digital. Vale ressaltar que o Brasil é o 2º país do mundo a mais registrar esse tipo de assédio.


Dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 23% dos estudantes já foram vítimas de bullying na escola. Destes, a motivação foi dividida entre corpo (16,5%), rosto (11,6%) e etnia (4,6%).

Por conta disso, a Coordenadoria da Juventude de Caxias do Sul – RS lançou uma a cartilha chamada Conhecendo para deter: Bullying e Cyberbullying. O informativo tem como objetivo alertar e discutir sobre esta forma de violência, que infelizmente vem crescendo de forma alarmante no Brasil.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

Lucas Fermiani / Divulgação

Lucas Fermiani / Divulgação

A cartilha aborda a fundo a temática do bullying em suas diversas variações. Aqui no blog tem um artigo que eu detalho os tipos de cyberbullying mais frequentes. Vale a leitura também.

Essa iniciativa é de fato muito importante, pois trabalha a partir da própria escola a prevenção contra o bullying e cyberbullying. Além dessa cartilha que você já irá fazer do download para ler, tenho também um artigo que auxilia e dá dicas de prevenções do cyberbullying nas redes sociais.

É importante destacar que a cartilha foi desenvolvida com layout estrategicamente pensado para chamar a atenção de crianças e adolescentes, sendo de fácil identificação, principalmente por conter ilustrações temáticas e um texto acessível, o que facilita a compreensão do conteúdo.

A cartilha

A cartilha foi dividida em 16 páginas que abordam explicações como o que é bullying; tipos de bullying; o que é cyberbullying; tipos e características da violência online; diferenças entre brincadeira e bullying; Lei 13.185/2015, que garante a dignidade do ser humano e o seu pleno desenvolvimento; e formas de denúncia.

Para ler a cartilha inteira, basta clicar aqui nesse link e fazer download diretamente do meu blog.

O que é Bullying?

É a violência sistemática, física ou psicológica, consubstanciada em atos de intimidação, humilhação ou discriminação e, ainda, ataques físicos, insultos pessoais, comentários sistemáticos e apelidos pejorativos, ameaças por quaisquer meios, grafites depreciativos, expressões preconceituosas, isolamento social consciente e premeditado e pilhérias.

Brincadeira X Bullying

Às vezes, o bullying e o cyberbullying parecem brincadeiras, mas não podemos nos deixar enganar. Não há uma fórmula para identificar esse tipo de violência. É preciso bom senso, consciência sobre a real intenção, noção de limites da liberdade de expressão e pensar antes de agir se a agressão fosse contra você.

A diferença está no tratamento e na balança de poder. No bullying, somente o agressor está se divertindo, enquanto que na brincadeira ambas as partes saem felizes no final da ação. O bullying machuca e deixa cicatrizes emocionais nas pessoas.

A Lei 13.185/2015

Trata-se de uma lei que garante a dignidade do ser humano e o seu pleno desenvolvimento, na medida em que tutela sua integridade física e psíquica. Ela busca não apenas atribuir responsabilidades, mas principalmente afirmar a necessidade de conscientização e respeito com o outro. Tem como objetivo prevenir e combater tal prática mediante a colaboração de toda a sociedade, por meio de campanhas de conscientização, capacitação de docentes, orientação das famílias para identificar o problema, assistência psicológica, social e jurídica, bem como disseminar uma cultura de paz, respeito e tolerância.

Onde denunciar?

  • Disque 100: Disque Direitos Humanos (canal de denúncias sobre violações de direitos humanos)
  • Plataformas on-line para denúncia: Nethics
  • Se a violência sistemática for na internet, como um todo: Safernet
  • Secretaria de Direitos Humanos: Disque 100
  • Se a violência sistemática for no Facebook: facebook.com/safety/bullying
  • Aplicativo Proteja Brasil

A importância do apoio familiar

Bullying e cyberbullying são problemas extremamente graves da sociedade contemporânea. Segundo Gabriela, esse já era um problema muito grande antes da pandemia, mas depois dela os relatos de agressividade no retorno da convivência social entre crianças e adolescentes aumentaram significativamente. Por isso, é muito importante os pais terem um diálogo franco, direto e aberto com seus filhos, pois isso facilita que a criança ou adolescente procure por eles quando estiver sendo vítima de bullying ou cyberbullying.

Cidade gaúcha distribui gratuitamente cartilhas sobre bullying e cyberbullying para prevenção

Cidade gaúcha distribui gratuitamente cartilhas sobre bullying e cyberbullying para prevenção

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados