5mar
Imagem: Reprodução/Google

Vírus no Pix? Suposto vírus interrompe as transferências via Pix e altera valor e destinatário!

Atenção a todos que utilizam o sistema de pagamento instantâneo PIX. Recentemente um Malware foi instalado em aparelhos e na hora da transferência ele rouba o valor total da conta. Abaixo é possível ver o momento em que o vírus está ativo e tenta dar o golpe.

O novo malware para smartphones Android atacou clientes brasileiros brancos, como Bradesco, Caixa, Itaú e Nubank. Você pode interceptar transferências de dinheiro através do Pix e alterar quem recebe o dinheiro e até mesmo a quantidade de dinheiro transferido.

O vírus, apelidado de BrasDex, foi descoberto em dezembro pelo tecido ameaçador, que já havia atacado pelo menos 1.000 pessoas. Ele não explora falhas em aplicativos bancários e sistemas do Pix, mas os instala voluntariamente sem que o próprio usuário perceba, fornecendo acesso total ao dispositivo.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

Um vídeo mostrando um cliente do Nubank uma tentativa de fraude em tempo real viralizou nas redes sociais. No vídeo, a pessoa simula o envio de um Pix por R$ 1 para a mãe no aplicativo do banco, mas não digita a senha necessária para concluir a transferência.

Enquanto isso, o dispositivo vibrará e os dados serão alterados pela BrasDex (veja abaixo).

Como é instalado o vírus que faz alteração na transferência por meio do pix no telefone Android ?

De acordo com a Accenture, o vírus é instalado nos telefones das vítimas, muitas vezes sem o seu conhecimento, depois de instalar aplicativos maliciosos e permissões concedidas pelos usuários, instalar aplicativos de origem duvidosa e não ler atentamente a mensagem pedindo confirmação depois.

O Threat Fabric, que descobriu o vírus, também relata que seu desempenho é permitido pelo comportamento do usuário. De acordo com a empresa, o vírus pode interceptar transferências dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil
  • Banco Original
  • Binance
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Inter
  • Itaú
  • Nubank
  • PicPay
  • Santander Brasil

Os clientes com smartphones Android são aconselhados a não baixar e instalar aplicativos fora da loja oficial do sistema, a Play Store, para não mencionar concordar totalmente com seus telefones. Também é aconselhável evitar links suspeitos por SMS ou WhatsApp.

De acordo com especialistas, o Pix foi escolhido por vírus por causa de sua velocidade de transação e da incapacidade de reverter tais transferências. Para atuar, a BrasDex chega no cartão SIM do celular e confirma que é brasileira.

Imagem: Reprodução/Google

Imagem: Reprodução/Google

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Nascido em Manaus, sou designer e empreendedor, focado em cultura amazônica, comunicação digital, economia criativa, turismo e empreendedorismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados