The Social Dilemma é um docudrama estado-unidense dirigido por Jeff Orlowski e lançado pela Netflix a menos de 1 mês atrás. O filme analisa o papel das redes sociais, uma reflexão sobre o modelo de negócios das mídias sociais e os danos que elas causam à sociedade.
SE VOCÊ NÃO PAGOU POR ALGUMA COISA, VOCÊ NÃO É O CLIENTE, É O PRODUTO À VENDA. Essa frase usei em um título do meu blog em 2014 e ela vem de um desenvolvedor Microsoft, Andrew Lewis. É claro que ele fala do ponto de vista do programador ligado ao modelo de negócios de uma das maiores empresas de software do mundo, mas à parte sua filiação, ela esconde um fundo de verdade que faz pensar. Donde vem toda essa profusão de serviços gratuitos na internet senão de algum desejo inconfessável de extração de capital?
A discussão sobre como o mundo digital impacta em nossas vidas não é de agora. Isso existe muito antes das redes sociais existirem. No livro “A Metafísica da Realidade Virtual”, publicado em 1993, Heim afirma que os computadores estruturam nosso ambiente mental e, dessa forma, a relação dos seres humanos com o conhecimento do mundo ao seu redor se transforma completamente quando é intermediado pelas mídias digitais.
Veja os meus comentários sobre o assunto: