Com bancos gigantescos de dados (Big Data) e canais cada vez mais tecnológicos para transmissão desses dados, muitos segmentos vislumbram oportunidades de inovação com o uso da internet. Para isso, ferramentas estratégicas são criadas para aproveitar toda a capacidade de envio e de recebimento de dados pela rede. O marketing é um dos segmentos que utiliza esse processo para inovar na produção, oferta e compreensão das necessidades e preferências de consumidores.
Para isso, duas importantes ações estratégicas existem no marketing digital: o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing). As duas ferramentas se complementam para criar uma estratégia de marketing eficiente e com retorno vantajoso. Isso proporciona, principalmente, que empresas se destaquem em crescimento de mercado.
O SEO consiste basicamente na otimização de sites. O objetivo dessa ferramenta é posicionar o site de uma marca, produto ou serviço em destaque nos primeiros resultados ou nas primeiras páginas dos sites de busca (Google, Yahoo ou Bing, por exemplo). Para isso, o SEO utiliza palavras-chaves de alto grau de eficiência que tornam o site mais relevante durante a busca.
Já o SEM atua na promoção de um site durante a indicação dos resultados de uma pesquisa em busca de dois modos diferentes: em resultados de busca orgânica (onde está inserido o SEO) e resultados pagos (através de links patrocinados).
Observe que ambas as ferramentas se complementam, pois, quando se trata de buscas naturais (ou orgânicas), o SEO atuará indicando os links de relevância. Mas, se eles forem patrocinados, o SEM inserirá, através de softwares como o Google Adwords, os links pagos (que em geral utilizam o meio PPC – Pay per Click – por meio do qual o pagamento é relativo à quantia de cliques feitos no link).
O SEM atua como uma área, enquanto o SEO trabalha como uma das ferramentas dessa área. Uma está ligada diretamente à outra e ambas se complementam utilizando o mesmo foco de atuação: os sites de busca.
Reflita
Ao fazer uma pesquisa em um buscador (Google ou Bing, por exemplo) repare que, entre inúmeros resultados encontrados durante sua busca, você sempre tende a clicar nos primeiros. Repare também que, mesmo que centenas de resultados sejam indicados para sua pesquisa, raramente você avança mais do que cinco páginas para ver todos os links indicados.
Se os primeiros resultados são os mais vistos, empresas pagam aos buscadores para que elas apareçam primeiro e fiquem em evidência.
Com isso, as chances de visitas ao link indicado são altas, possibilitando, assim, a divulgação de uma marca, produto ou serviço de modo mais amplo, por exemplo. É isso que o SEM e o SEO fazem: elaboram ações para que sites sejam mais relevantes durante uma busca, ficando sempre em destaque nos resultados orgânicos.
Os primeiros resultados de uma busca são os melhores e mais indicados ou apenas estão lá devido ao uso de ferramentas que os tornam relevantes?