6fev
O que é o ChatGPT – e o que não é ChatGPT

O que é o ChatGPT e o que não é ChatGPT

Recentemente voltou a chamar a atenção global o assunto sobre a evolução da Inteligência Artificial, seja através das imagens criadas, como no caso do viral da Lensa, mas também,  dos textos produzidos, como é o caso do ChatGPT, ou Chat generative Pre-Treated Transformer. O ChatGPT trata-se de uma ferramenta poderosíssima de processamento de linguagem natural impulsionada pela inteligência artificial (IA).

A tecnologia, criada pela OpenAI, sediada em São Francisco, e lançada em novembro do ano passado, não é como um mecanismo de busca com bom discurso ou aquele “gerador de lero lero”. Ela sequer está conectada à internet. Em vez disso, um programador humano alimenta uma grande quantidade de dados online que são mantidos em um servidor.

A IA pode responder perguntas mesmo que nunca tenha visto uma sequência particular de palavras antes, porque o algoritmo do ChatGPT é treinado para prever qual palavra irá surgir em uma frase com base no contexto do que vem antes. Ou seja, ele se baseia no conhecimento armazenado em seu servidor para gerar sua resposta.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

O ChatGPT também pode responder a perguntas em sequência, admitir erros e rejeitar perguntas inapropriadas, segundo a empresa. É gratuito enquanto está na fase de testes.

O ChatGPT, um novo sistema de chat baseado em inteligência artificial (IA) , tem causado alvoroço e um debate sobre o futuro desse tipo de tecnologia na educação e em uma série de profissões.

Lançado em 30 de novembro de 2022 pela empresa americana OpenAI, o robô levou apenas alguns dias para viralizar e, em seis semanas, já foi testado por milhões de usuários.

O que é o ChatGPT – e o que não é ChatGPT

O que é o ChatGPT – e o que não é ChatGPT

A ferramenta, que por enquanto está em fase de testes, permite diálogos em diversos idiomas sobre praticamente qualquer assunto, de maneira aparentemente natural, com respostas para inúmeras perguntas, além da criação de conteúdo.

Se o usuário pedir à ferramenta, por exemplo, para escrever um texto sobre as causas da Guerra de Secessão nos EUA, é possível assistir em tempo real à digitação de uma persuasiva resposta – pronta em questão de segundos.

Essa é uma das razões pelas quais autoridades do setor de educação de Nova York começaram a bloquear o site desse impressionante e também controverso robô, que pode desenvolver parágrafos textuais semelhantes aos redigidos por humanos.

A decisão de restringir o acesso ao ChatGPT em dispositivos e redes internas de escolas nova-iorquinas poderá ser imitada por outras regiões dos Estados Unidos, numa tentativa de evitar que alunos recorram à ferramenta para a redação de textos.

Os criadores, inclusive, dizem que trabalham para combater e detectar o uso indevido da ferramenta.

Como funciona

O ChatGPT integra uma ampla gama de tecnologias desenvolvidas pela OpenAI, com sede em São Francisco e estreita relação com a Microsoft.

É parte de uma nova geração de sistemas de inteligência artificial capazes de conversar, redigir textos e ainda produzir vídeos e imagens a partir de um vasto banco de dados de livros digitais, publicações online e outras mídias.

No entanto, ao contrário de sistemas prévios conhecidos como “large language models” (“grandes modelos de linguagem”, em tradução livre), a exemplo do GPT-3, lançado em 2020 pela mesma empresa, o ChatGPT é gratuito e está disponível para todos na internet.

Considerado mais amigável para o usuário, o sistema funciona como um diálogo escrito com quem lhe faz as perguntas.

As milhões de pessoas que já testaram o sistema o utilizaram desde para escrever poemas ou músicas até para escrever e-mails. Tudo isso tem ajudado a ferramenta a se tornar mais inteligente.

“O formato de diálogo permite ao ChatGPT responder a perguntas específicas, admitir seus erros, questionar premissas incorretas e rejeitar pedidos impróprios”, divulgou a empresa, que tem como um de seus fundadores, em 2015, o atual proprietário do Twitter, Elon Musk. O empresário, no entanto, se desvinculou em 2018 da companhia, que recebeu investimentos de gigantes como a Microsoft.

O que é o ChatGPT – e o que não é ChatGPT

O que é o ChatGPT – e o que não é ChatGPT

E o que o ChatGPT “pensa” sobre isso?

Questionado sobre o tema por jornalistas da agência de notícias AFP, o ChatGPT respondeu o seguinte: “Há potenciais perigos em relação à construção de chatbots supersofisticados […]. As pessoas podem pensar que estão interagindo com uma pessoa real.”

A fim de evitar possíveis abusos, as empresas de tecnologia estão colocando proteções em vigor. Em sua página inicial, a OpenAI adverte que o chatbot pode gerar “informações incorretas” ou “produzir conteúdo ofensivo ou tendencioso”.

Além disso, o ChatGPT se recusa a tomar partido: “A OpenAI tornou extremamente difícil fazer com que a ferramenta expresse opiniões”, diz McGregor.

O pesquisador pediu ao chatbot que escrevesse um poema sobre uma questão ética. “Sou apenas uma máquina, uma ferramenta à sua disposição / não tenho poder de julgar, não tenho poder de decisão (…)”, respondeu o robô.

“É interessante ver as pessoas perguntando se os sistemas de IA devem se comportar de acordo com o desejo dos usuários ou como seus criadores previram”, afirmou Sam Altman, cofundador e chefe da OpenAI. “O debate sobre quais valores dar aos sistemas vai ser um dos debates mais importantes da sociedade”, acrescenta.

O que é o ChatGPT – e o que não é ChatGPT

O que é o ChatGPT – e o que não é ChatGPT

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Nascido em Manaus, sou designer e empreendedor, focado em cultura amazônica, comunicação digital, economia criativa, turismo e empreendedorismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados