Hoje tudo é muito prático e conveniente no universo digital. O avanço da tecnologia permitiu que plataformas, ferramentas e aplicativos do universo digital se tornassem muito simples para a utilização das pessoas e, com essa simplificação, as redes sociais se tornaram democráticas, pois, além da facilidade tecnológica, houve a popularização dos equipamentos eletrônicos que suportam essa tecnologia, tais como computadores, tablets e smartphones.
Assim, uma grande parcela da população passou a ter, na palma da mão, a possibilidade de acompanhar, de acessar, de interagir, de produzir conteúdo, de comentar, de curtir e de compartilhar mensagens e materiais que mais lhe agradam.
Com esse crescimento, logicamente as empresas e o mercado como um todo tiveram que se adaptar a essa nova realidade de interação e relacionamento. Levando isso em consideração, pode-se dizer que as ações de mercado construíram o contexto do mobile marketing.
Podemos entender o mobile marketing como um estilo de relacionamento e de atividade mercadológica que pretende atingir o público-alvo de uma empresa através de contatos e de interações via smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, bem como através de e-mails, mensagens SMS, redes sociais ou aplicativos.
Essas ações são fundamentais nos dias atuais, visto que atingem os públicos de interesse em tempo real, mesmo que esteja em movimento ou fora de casa ou no ambiente de trabalho. Toda essa mobilidade e possibilidade de realizar uma ação de compra ou venda com um simples clique, por meio de um dispositivo na palma da mão, fez com que a comercialização de produtos e serviços possuísse uma nova linha de realização e efetivação.
Além disso, o mobile proporciona às empresas e a suas marcas a construção, a todo momento, de uma imagem positiva, sendo um excelente canal para reforço da reputação ou da credibilidade em determinado assunto ou momento de mercado.
Outro ponto a se considerar é que aumenta dia após dia o número de dispositivos móveis no mercado, o que também faz crescer, consequentemente, o uso e a aplicação deles para pesquisas, consultas e compras de produtos e serviços.
Um dos diferenciais desse trabalho via dispositivos móveis é que os anúncios e estratégias de contato e de interação permitem segmentar a ação de acordo com a localização do usuário, uma vez que muitos usuários sempre utilizam seus dispositivos com a função de localização conectada ou com GPS ativado para encontrar algum trajeto ou para se orientar ao longo dele.
Com isso, por exemplo, bares e restaurantes conseguem filtrar e atrair os usuários que estejam próximos de seus estabelecimentos para um contato mais efetivo. Isso pode ser vital para o crescimento de negócios locais, pois pode proporcionar taxas de conversão de anúncios ou efetividade de campanhas muito maiores.