E na última sexta-feira 22, a jovem Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, tirou a própria vida após desistir de combater uma fake news sobre ela e o humorista Whindersson Nunes. Jéssica, uma modelo mineira, que lutava contra a depressão, se viu no olho do furacão recebendo ódios e xingamentos de pessoas que ela nunca se quer viu, por conta de perfis como CHOQUEI, ALFINETEI, e especialmente GAROTO DO BLOG.
Tudo começou quando criaram uma conversa falsa simulando que teria sido uma conversa “vazada” po uma amiga de Jéssica e na conversa estava a Jéssica com o humorista Whindersson Nunes. Nas publicações afirmavam que a jovem havia se insinuado para o humorista Whindersson Nunes.
A divulgação compartilhada pela CHOQUEI, que possui mais de 22 milhões de seguidores ns redes, subiu pra assunto nacional e muitas pessoas julgaram que era verdade e que a Jéssica queria aparecer as custas do Whindersson. Ela, que temporariamente estava fora das redes sociais para tratar do seu psicológico, se viu obrigada a voltar às redes para desmentir as publicações.
A mãe da jovem, Inês Oliveira, também havia implorado ao perfil responsável pelas disseminações de fofocas, “CHOQUEI”, para que retirasse as publicações de fake news, uma vez que a filha enfrentava sérios problemas de depressão.
A plataforma Twitter adicionou nota especial à publicação : Contexto importante : Whindersson já desmentiu os prints em seus stories do Instagram, e mulher envolvida se pronunciou confirmando que são falsos os prints.
Ainda assim, o perfil manteve a publicação gerando mais ódio e difamação contra a Jéssica Canedo. Aliás, em seu perfil pessoal, o responsável pelo perfil da CHOQUEI Raphael Souza, preferiu debochar dos vários textos da Jéssica e da mãe dele que negavam a todo momento tudo.
Raphael Souza postou em seu perfil pessoal, que tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, o seguinte:
Na noite da sexta-feira a mãe e amiga da Jéssica informaram a todos que Jéssica tirou a própria vida., deixando familiares e amigos, consternados com a notícia do falecimento, confirmaram a tragédia e lamentaram profundamente o fim trágico.
Jéssica foi a nova vítima das redes sociais e não resistiu à depressão e ao ódio disseminado nas redes sociais contra ela.
Diante dessa tragédia, a Nonstop Produções S.A, responsável pela carreira de Whindersson Nunes, emitiu um comunicado repudiando o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais.
A morte de Jéssica Canedo é um triste alerta sobre os perigos reais das fake news e do linchamento virtual, destacando a necessidade urgente de conscientização e regulamentação no uso das redes sociais. O episódio deixa claro que as consequências das informações falsas podem ultrapassar os limites virtuais, resultando em tragédias humanas que poderiam ser evitadas com responsabilidade e empatia.
Confira os textos escritos por Jéssica Canedo antes de morrer: