Realmente a moda pegou. Depois de algumas marcas consagradas como a alemã Audi e a sueca Volvo exibirem suas primeiras incursões pelo mundo dos automóveis que funcionam sozinhos, agora é a vez de uma concorrente de peso de ambas, a japonesa Honda, se aventurar neste futurístico terreno.
Em 2020, as pessoas que forem a grandes centros comerciais e não encontrarem vagas nos estacionamentos não precisarão mais se preocupar.No que depender do novo sistema desenvolvido pela Honda, os clientes poderão tranquilamente deixar seus carros na porta de entrada das lojas, já que o resto de trabalho será inteiramente feito sem a ajuda de seres humanos. Já quero muito !!!
Conectando informações captadas pelas câmeras de vídeo dos próprios veículos e as pertencentes ao aparato de segurança dos estabelecimentos, um sistema criado pela Honda permite mapear os espaços e “encaixar” os possantes nas vagas disponíveis.
“A informação que é utilizada para manobrar os carros, como as linhas brancas, é enviada aos mesmos como mapas”, diz o engenheiro da Honda. Segundo ele, basta que os shopping centers ou locais semelhantes interessados na novidade instalem o sistema elaborado pela Honda.Como o mecanismo se baseia nos dados obtidos por câmeras já existentes, a prática pode sair relativamente barata, considerando os possíveis benefícios. Por isso, o sistema já ganhou o predicado de low cost. Resta saber o quão adaptável poderia ser um sistema Honda a modelos de outras marcas automobilísticas.
Confira o vídeo, do sistema, que poderá ser, o fim dos manobristas: