A maior rede social do mundo até 2011, o Orkut está perto do fim. O Google decidiu acabar com o serviço neste ano.
Na manhã de segunda-feira (30), Pauli Golgher, diretor de engenharia do Google, publicou um nota no blog oficial da companhia confirmando que o Orkut será desativado no dia 30 de setembro deste ano.
A partir de segunda-feira (30), novos perfis não poderão ser criados e usuários antigos terão um período para poder exportar seus dados, como fotos e scraps. Uma ferramenta também permitirá converter o perfil do Orkut em perfil no Google+, rede social criada em 2011, mas que tem pouquíssimos usuários.
Para vincular o perfil do Orkut ao do Google Plus: Configurações > Conectar seus perfis do Google+ e Orkut > Conectar contas.
Depois de setembro, nem mesmo o endereço Orkut.com deverá ser mantido pela empresa. Visto que o engenheiro turco Orkut Büyükkökten criadoe da rede, deixou o Google há quatro meses e pretende manter controle sobre o domínio.
As comunidades do Orkut terão tratamento diferenciado, onde ficará mantida de forma estática, como uma espécie de museu d serviço. A ideia é preservar a memória da internet brasileira na década passada.
Em relação a perfis e comunidades suspeitos de envolvimento em crimes, os dados de casos como investigação em curso serão preservados até o final do ano.
NOTA