Com o passar do tempo, a gente percebe a dificuldade de se implementar estratégias eficazes através das redes sociais, focadas nas empresas Business to Business (B2B). Empresas deste formato, possuem certa dificuldade para perceber os efeitos e benefícios das mídias sociais em sua estratégia de marketing. Isso se dá, principalmente porque o seu mercado é menor e mais vertical do que as empresas do formato Business to Consumer (B2C).As empresas precisam entender que o marketing digital social, vai além de atualizações esporádicas no Facebook ou Instagram, eles precisam ser enxergados como fundamental na ajuda a fechar novas vendas.
A mídia social é uma força onipresente na sociedade contemporânea , e sua influência só está crescendo . B2B não está isolada deste movimento , principalmente porque cada vez mais os orçamentos de marketing digital estão ganhando espaço nas empresas. E claro que você não quer ser deixado para trás , certo? Então o melhor é você sair na frente deles!
Um bom lugar para começar é desenvolvendo um plano de marketing de mídia social bem pensado. Uma maneira de se aproximar de sua estratégia social é incorporar elementos do plano de marketing tradicionais em seu plano de mídia social B2B.
1 . Definir bem os objetivos
Assim como todo trabalho, para você ter sucesso na empreitada, é fundamental que você defina bem os objetivos. Se você sair para a execução do seu projeto com seus objetivos em abertos, você estará fadado ao fracasso. As primeiras perguntas que você deve fazer são : O que você faz diferente do seu concorrente? O que você espera alcançar com seus esforços de marketing de mídia social? Você quer crescer sua reputação e consciência entre os potenciais compradores? Você quer se tornar referência no seu mercado? Você espera para melhorar suas estratégias de marketing de entrada e pista? Você quer crescer e nutrir seu relacionamento com os clientes atuais ? Você quer ser visto como um líder de pensamento ? Planejar e definir o que você deseja alcançar, irá ajudá-lo continuamente determinar se você está no caminho certo. Para cada fase avançada, confira se os resultados estão batendo, caso contrário, você estará desperdiçando energia e dinheiro.
2 . Avaliar a sua situação
Existem diversas ferramentas que auxiliam da decisão de estratégias, um dos principais é a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Esta ferramenta é fundamental para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), e se você dominá-la para a gestão e planejamento estratégico de uma corporação, pode sair na frente dos concorrentes e se posicionar fortemente no mercado.
Verifique quais são os seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e principalmente, quais são suas ameaças. Conhecendo estes pontos, você pode desenvolver ações de marketing de mídia social fortes que levem o seu negócio na direção certa entre os canais sociais . Você precisa analisar e avaliar além do óbvio. Você precisa treinar seu olhar para respostas de curto, médio e longo prazo.
3 . Analisar o seu mercado
Como uma empresa B2B, você provavelmente já conhece o seu mercado e os clientes muito bem. Use essas informações para identificar onde eles caem no espectro social. Pense sobre o tipo de tempo (e quando) eles gastam on-line e onde eles são mais susceptíveis de serem expostos a sua mensagem de marketing .
Social Media é uma ótima maneira de coletar dados ou construir um público para seu produto próximo ou estabelecida , marca ou serviço. Você pode integrar os resultados das pesquisas de mídia sociais em suas análises para obter uma imagem melhor de como o seu público está percebendo -lhe o produto , serviço ou empresa. Você também pode monitorar as conversas sobre sua marca, ou a indústria como um todo. Você pode usar esses dados para fazer o seu negócio para a estratégia de marketing da empresa ainda mais eficaz.
4 . Torne-se um influenciador
A mídia social oferece a oportunidade de manter o seu negócio relevantes para os potenciais clientes , definir sua identidade de marca e posicionar o seu negócio como um influenciador e líder de pensamento em sua indústria.
Fique em cima da indústria de produção de conteúdo valioso que irá ressoar com o seu público e colegas. Pense em seus canais de mídia social como um pedestal para a liderança. Conduzir o rebanho com o conteúdo que é envolvente e que importa para o seu público-alvo.
5 . Elaborar um plano de implementação
As outras etapas são importantes, mas este é crucial. Afinal, sem implementação , não há nenhuma mídia social marketing sucesso porque não há nenhuma mídia social , certo?
Há duas coisas importantes a considerar ao desenvolver sua estratégia de implementação :
O que – Desenvolver um plano de conteúdo de qualidade que oferece uma mensagem clara é fundamental. Saiba o que você vai dizer e como você vai estar dizendo isso. Tenha em mente que a mídia social é uma ferramenta de conversa que pode levar a um relacionamento com um potencial comprador. O que você está querendo discutir ou compartilhar com seus potenciais compradores ? Não tenha salesy . Integrar liderança de pensamento , notícias do setor e outros fatores de conversação em suas mensagens de mídia social.
Onde – Que canais de mídia social fazer seus compradores potenciais e atuais freqüente? Vá lá. Lembre-se que seus compradores não são uma entidade em algum lugar misterioso existente em seu funil de marketing. Eles são pessoas , e um monte de pessoas estão no Facebook , Twitter, Google+ e outros canais sociais nos dias de hoje . Ter uma presença forte e consistente nestes locais podem ajudá-lo a se conectar com as pessoas .
LinkedIn é uma mídia social, particularmente importante para as empresas B2B. Porque LinkedIn é orientada para o negócio, é preenchida com um público pré-qualificados . De acordo com um artigo recente sobre Forbes “, o LinkedIn deve ser o foco de qualquer B2B campanha de marketing social, porque o tráfego que vem via LinkedIn é muito mais do que o tráfego altamente qualificado, que vem do Twitter ou Facebook. ”
Isso não significa que você deve abandonar outros canais , isso significa apenas que o LinkedIn já é negócio de espírito e é provável que você encontrar um volume maior de indivíduos dentro do seu nicho de rede com . O artigo continua a dizer LinkedIn supera outros canais de conversão de chumbo . “A pesquisa mostra HubSpot tráfego LinkedIn tem uma vantagem de três vezes sobre Facebook e Twitter na conversão de leads B2B . Considerando que um em cada 100 pessoas que visitam um site do Facebook ou Twitter converte em uma liderança qualificada , três de 100 de LinkedIn tornou leads qualificados. ”
A moral da história é que, se você é novo no marketing de mídia social , e você tem uma empresa B2B , o LinkedIn é um excelente lugar para começar.
6 . Avaliar com métricas úteis
Que bom é qualquer plano, se você não pode medir os resultados? Com boas análises , você deve ser capaz de determinar o sucesso do plano de marketing de mídia social é . De lá , você pode decidir o que muda você quer fazer para melhorar continuamente seus resultados. Descobrir o que funciona para seus compradores e que não funciona. Em seguida , fazer mais do que está funcionando .
Plataformas de mídia social como o Hootsuite e Tweetdeck oferecer análises criteriosas para ajudá-lo a acompanhar o que está funcionando eo que não é. Yu será capaz de acompanhar os níveis de engajamento para as mensagens específicas e deter o que está em ressonância com o seu público.
Todas as estratégias de mídia social deve ser considerada a longo prazo , como a conscientização e engajamento da marca leva tempo , porque se baseia em relações e confiança. Não espere resultados imediatos , em vez disso assistir a sucessos medidos , atrasos e tendências. Consistência é a chave .
Preste especial atenção às duas métricas principais: quantidade (a quantidade de gostos, seguidores , etc) e de qualidade (a quantidade de engajamento via comentários, retweets , ações, eo mais importante de vendas , etc ) Estes irão ajudar a apontar o caminho para uma bem-sucedida B2B plano de marketing de mídia social.