O formato “pedia”, os sites que são verdadeiras enciclopédias virtuais, chegou a um novo nível. Depois de enciclopedias inteiras sobre series, filmes e personalidades, agora é possível acessar a Emojipedia. Seguindo a mesma linha da pioneira Wikipedia, o site permite fazer buscas para entender os significados dos rotineiros emojis.
Surgidos no Japão em 1990, os emojis passaram a ser incorporados em telefones por fabricantes como a Apple, até passarem a ser usados por milhões de pessoas diariamente em trocas de mensagens. Apesar de serem muito usados, o significado de alguns desses emojis permanecia um mistério. Por isso, a partir de 2013, o desenvolvedor de softwares Jeremy Burges passou a estudá-los e criou assim a Emojipedia.
Confira abaixo alguns significados curiosos:
1. O grito
O emoji de uma pessoa gritando com expressão de horror e mãos nas bochechas foi inspirado no famoso quadro do pintor Edward Munch, chamado “O Grito”.
2. Tres macacos
Os emojis dos três macacos tapando os olhos, orelhas e boca, são os que ilustram os proverbio japonês “Não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal”, segundo a Emojipedia
3. Sono?
Apesar de parecer expressar uma pequena tristeza, a mensagem original representa…sono! Segundo a Emojipedia esse simbolo representa uma cara de sono, e a gota que sai dela é uma bolha de baba
4. Coelhinhas
O significado do emoji das duas mulheres com orelhas de coelho pode ser bem óbvio no Japão: lá as mulheres com orelhas de coelhos são sinônimo de sensualidade.
5. Calendário
Por que traz a data 17 de julho? Essa data que coincide com o dia em que Steve Jobs apresentou o aplicativo exclusivo de calendário para Macs, o iCal, na MacWorldExpo de 2002. Além disso, desde 2014 essa data também é o Dia Internacional do Emoji, criado pelo próprio Jeremy Burge.