Inicialmente é preciso compreender a diferença entre conteúdo digital e conteúdo digital focado em estratégia de marketing digital. O primeiro se refere a todo material produzido e distribuído pela internet e, ao agregar uma estratégia de marketing digital a esse material, estamos criando um objetivo a ser alcançado, uma meta, uma razão para que aquele conteúdo seja criado e distribuído.
Sabemos que o marketing de conteúdo é o atual propulsor das vendas on-line e é a principal estratégia adotada pelas empresas de marketing digital. Isso acontece porque a publicidade por si só não convence mais o consumidor a adquirir um produto ou serviço, logo é preciso criar conteúdo relevante para conquistá-lo antes de partir para a venda.
Se o marketing de conteúdo é importante para as estratégias de marketing digital, a produção de conteúdo é a estrutura básica para o sucesso dessa operação, pois é através de sua correta elaboração que se tornam relevantes as estratégias de marketing digital (TORRES, 2009).
Para isso, algumas ferramentas são utilizadas a fim de auxiliar a produção de conteúdo. Porém, todo o processo se inicia com a criação, afinal de nada adianta ter ferramentas se não soubermos o que queremos construir, certo?
Conhecer e definir leads é a etapa que precede todo o processo. Nela, realiza-se um estudo de mercado para conhecer com mais profundidade os desejos, as necessidades e os hábitos dos leads, além de obter dados como idade, localização geográfica, renda e frequência de acesso a aplicativos e sites de internet. Assim pode-se definir qual o conteúdo ideal e como ele deve ser elaborado para dialogar com o cliente com mais proximidade (LEWIS; BRIDGES, 2004).
Durante o planejamento da criação do conteúdo, são definidas as ferramentas a serem usadas nesse processo e as plataformas que monitoram o desenvolvimento das ações. Ferramentas e processos trabalham em conjunto, como mecanismos que possibilitam a produção de conteúdo dentro da estratégia definida.
Ferramentas digitais
Existem várias ferramentas disponíveis para as mais diversas necessidades de produção de conteúdo, porém algumas delas destacam-se por sua abrangência de recursos. Entre elas há o Google Trends, o Google Forms, o Gerador de Personas, o Canva e o Answer the Public.
O Google Trends é uma ferramenta que mostra as tendências em buscas no mundo. Com essa ferramenta é possível definir com mais precisão as palavras-chave que você usará na criação do conteúdo. Assim, é possível comparar o volume de busca de diferentes palavras-chave. Um dos recursos adicionais mais importantes dessa ferramenta é a segmentação de busca de palavras-chave por período e local.
Já o Google Forms é uma ferramenta que permite a criação de formulários personalizados. A ferramenta auxilia, inclusive, no envio do link do formulário para públicos específicos, melhorando o resultado que se obtém com os dados recebidos. É uma ótima ferramenta para pesquisa e definição de público. É comum sua utilização com o Gerador de Personas, ferramenta que auxilia na criação de um perfil de público ideal.
Por fim, o Answer the Public é uma ferramenta geralmente utilizada junto com o Google Trends, pois sugere palavras-chave baseadas em dados extraídos dos principais buscadores. Esse resultado é fundamental para que o conteúdo produzido seja de interesse dos leads.