Finalmente todos já podem ganhar dinheiro com o Facebook. Isso porque o Facebook resolveu abrir a plataforma para monetizar junto com os criadores de conteúdos. Na verdade, isso não é uma novidade, só que agora em 2017 está se popularizando e se popularizará ainda mais.
Antes de prosseguir, vou contextualizar brevemente sobre os Artigos Instantâneos do Facebook e de como isso lhe trará dinheiro para seu projeto.
Em 2015 a rede social do Mark Zuckeberg, o Facebook lançou uma funcionalidade dentro do seu aplicativo para Iphones, o Instant Articles (Artigos Instantâneos, em português). O objetivo dessa ferramenta era tornar mais rápido o carregamento de notícias, imagens e vídeos e fazer com que a experiência do leitor seja muito mais agradável e dinâmica.
Desde seu lançamento grandes editoras de notícias como o No Amazonas é Assim, o jornal americano The New York Times, a National Geographic, e as brasileiras Exame, Catraca Livre, Veja e Adoro Cinema vem testando esse recurso, que já está disponível também para o sistema operacional Android. Os arquivos do Instant Articles são marcados com um pequeno raio, o que significa que esse conteúdo pode ser aberto ali mesmo, sem precisar abrir outra aba do navegador.
A novidade agora é que agora o Instant Articles é aberto para todos os editores, de qualquer tamanho e em todos os cantos do mundo. Além disso, o Facebook disse disponibiliza um plugin capaz de permitir aos usuários do WordPress transformarem suas publicações em Instant Articles, esse plugin está para download no diretório de plugins do WordPress.
Caso queira ver um Instant Articles em ação agora mesmo busque em seu aplicativo mobile do Facebook pela página do No Amazonas é Assim por exemplo, você vai perceber que uma grande parte dos posts já estão em IA.
O que o Instant Articles oferece
O Instant Articles carrega notícias, fotos e vídeos 10 vezes mais rápido do que as páginas padrões da web nos celulares. Isso acaba com os problemas de demora e, por vezes, de falha no carregamento de conteúdo, que irritam os usuários do aplicativo.
A experiência do leitor se tornou muito melhor com essa poderosa ferramenta, que permite aumentar instantaneamente fotos em alta resolução e explorar os detalhes, assistir vídeos enquanto lê o artigo, acessar mapas interativos e ouvir a voz do autor com legendas embutidas.
Já os editores terão absoluto controle sobre seus artigos, podendo personalizar e criar identificação com a marca, publicar textos longos ou curtos, com vídeos ou fotos de alta resolução, mapas ou infográficos e, inclusive, incluir anúncios para aumentar a receita.
Instant Articles com o WordPress
Instant Articles, esse plugin está para download no diretório de plugins do WordPress.
Depois de baixar o arquivo, você precisará instalá-lo para WordPress. Para fazer isso, passe o mouse sobre a opção Plugins na barra lateral do WordPress e clique em “Add New” (Adicionar Novo):
Você será levado para a página de “Add Plugins” (Adicionar Plugins) e o arquivo ZIP precisará ser carregado manualmente, selecione “Upload Plugin” (Carregar Plugin) e faça o upload do arquivo ZIP que você baixou:
Depois de instalar o plugin, um novo tipo de feed será adicionado ao seu site, com o endereço: /?feed=instant-articles or /feed/instant-articles, dependendo das configurações permalink do seu WordPress. Este novo feed é semelhante a um feed RSS tradicional, mas inclui os dados adicionais e marcação exigidos pela especificação do Facebook.
Você pode verificar o feed que está funcionando visitando: [your blog domain]/?feed=instant-articles or [your blog domain]/feed/instant-articles.
Capturar esse feed é fundamental para que você não tenha problemas no Facebook. Passei muitas noites sem dormir buscando a forma correta de colocar o Feed do Instant Article nas configurações do Facebook. Muitas das vezes, o feed carregava com erros e falhas. Era simplesmente terrível e me deixava constrangido.
Conectando o RSS Feed com a sua página no Facebook
O primeiro passo é se cadastrar para o Instant Article.
Agora, você precisa conectar seu novo feed à sua página do Facebook.
Para conectar o RSS feed à sua página do Facebook, acesse as configurações de administrador da página e, no canto superior direito, clique em Ferramentas de Configuração:
Depois, selecione o Instant Articles no menu à esquerda da tela.
A partir da página Instant Articles, você poderá adicionar seu RSS feed – este será o feed criado pelo plugin WordPress:
Depois de enviar seu feed, ele será revisto pelo Facebook com o intuito de verificar se todos os Instant Articles gerados pelo seu site estão no formatado correto e aderem às suas normas comunitárias e as políticas de conteúdo.
Uma vez que seu RSS feed foi aprovado, todos os novos artigos recebidos a partir do seu RSS feed será fornecido automaticamente para os leitores do Instant Articles – nos dispositivos habilitados (celulares iPhone e Android).
Se quiser desativar a publicação automática, marque a opção “Import all articles as drafts” (Importar todos os artigos como rascunhos), o que irá garantir que todos os novos artigos recebidos a partir do seu RSS feed serão armazenados como rascunhos e não serão publicados até que você faça isso manualmente através do painel da página de administração.
Sua biblioteca de Artigos
Todos os seus rascunhos e artigos publicados no Instant Articles ficarão disponíveis para você em uma biblioteca.
Para ver a sua biblioteca, clique em Ferramentas de Publicação e, em seguida, selecione o artigo desejado a partir do menu à esquerda da tela.
A biblioteca de artigos se parecerá com isso: