Após os escândalos causados pela consultoria britânica Cambridge Analytica e roubo de dados dos usuários do Facebook, é muito importante que você veja quais os aplicativos estão instalados em sua conta e sobretudo, remova os acessos daqueles que você não usa com frequência ou não conhece a origem.
Sobre os usuários que tiveram suas informações surrupiadas e manipuladas pela consultoria britânica Cambridge Analytica, segundo o portal “Mashable“, todos os usuários afetados pelo escândalo receberão notificações no topo de seus Feeds de Notícias, alertando-os se seus dados foram roubados e “mal utilizados” pela Cambridge.
O Facebook estima que os dados do Facebook de até 87 milhões de pessoas “podem ter sido compartilhados de maneira imprópria” com o Cambridge Analytica durante a eleição presidencial dos EUA.
Desse total, estima-se que 70,6 milhões foram apenas nos EUA, seguido de Filipinas (1,1 milhão), Indonésia e Reino Unido (1 milhão), México (789 mil), Canadá (622 mil), Índia (562 mil), Brasil (443 mil), Vietnã (427 mil) e Austrália (311 mil).
Para que coisas como esta não ocorra no seu perfil, vou ensinar agora no tutorial abaixo como remover aplicativos instalados no seu Facebook
- O primeiro passo é você ir na setinha do seu Facebook e escolher a opção “Configurações”
2. Na tela de configurações, busque na aba a opção “Aplicativos e Sites”.
3. Aqui estão todos os sites e aplicativos autorizados a manusear seus dados, inclusive, capturar seu e-mail. Selecione através da caixa aquele aplicativo que você deseja remover.
4. Após selecionar, clique na opção “Remover” e essa caixa de alerta aparecerá. Ela é uma caixa de confirmação se você quer além de remover o aplicativo, remover as publicações feitas por ele em seu perfil social. Se desejar, selecione a caixa e aperta REMOVER.
5. Pronto! O aplicativo foi removido.
Faça isso com todos os aplicativos que você não julga seguro ou que você não utiliza com frequência. É importante você fazer a manutenção preventiva na sua conta do Facebook. Estima-se que são feitas por dia 300 atualizações na rede social, às vezes, durante uma ou outra, você pode ficar vulnerável. Proteja-se e cuide dos seus dados.