8abr
A Lenda do Muiraquitã

A Lenda do Muiraquitã

Uma vez por ano, durante a festa dedicada à Lua, as guerreiras Icamiabas recebiam os guerreiros Guacaris em suas tribos para se acasalarem. A lenda também diz que, se dessa união nascessem filhos, estes seriam sacrificados, se fossem meninas, essas passariam a integrar a tribo.

Depois da relação, à meia-noite, com as águas serenas e a Lua refletida no lago, elas mergulhavam em um lago encantado chamado Jaci Uaruá e traziam às mãos um barro verde, ao qual davam formas variadas: de sapo, tartaruga e outros animais. Logo em contato com o ar, o barro endurecia tornando-se uma jóia. Um amuleto.

Os objetos eram, então, enfiados em tranças de cabelos das noivas e elas presenteavam seus parceiros. Esse colar faria eles serem bem recebidos onde os exibissem, além de dotar outros poderes mágicos.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

Até hoje, o muiraquitã é considerado objeto sagrado, e acredita-se que traz felicidade, sorte e também cura a quase todas as doenças a quem o possui.

A Lenda do Muiraquitã

A Lenda do Muiraquitã / Foto : Marcus Pessoa

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Em meu blog escrevo sobre Cidades Inteligentes, Marketing Digital, Políticas Criativas, Empreendedorismo, Histórias dos Patrimônios do Amazonas além de dar minhas opiniões sobre Política e militar contra o Bolsonarismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados