Primeiramente na sexta havia ouvido uma amiga contar que enquanto ela estava dirigindo em Porto Alegre, ela recebeu uma notificação de que a sua prima estava no Hospital (dos moinhos), e então ela foi verificar a notícia.
Sim, a sua prima estava no Hospital colhendo exames e não havia feito check in ou coisa parecida. O Facebook, simplesmente se valeu do GPS do próprio celular da prima dela, e resolveu avisar aos seus amigos.
No sábado, enquanto estávamos em um pub aqui em Milão, no Pub Matricola, um amigo da minha amiga, recebeu a notificação de que ela estava no pub, e como o pub é ao lado da sua casa, ele veio nos acompanhar.
Logo que ele chegou, foi mostrando o celular e dizendo : “Acabei de receber a notificação de que você estava perto”. Eu na mesma hora pedi pra tirar uma foto do seu celular com a notificação.
Suponhamos quea partir de agora você não tenha mais privacidade devido o seu celular estar com o GPS ligado. Imagine que também que você recebeu uma mensagem do seu chefe ou do seu companheiro de trabalho, a missão de entregar um relatório/freela ou mesmo, trabalhar o turno dele, pois ele está doente, e então o Facebook lhe avisa no celular que o seu amigo está em um bar há 2km de você.
Na pior das hipóteses, já pensou se você está em um motel e seu marido/sua mulher recebe a notificação no celular dele/dela de que “Fulano está aqui perto”.
Essas atualizações são conscientizadas pelos usuários? Você já recebeu alguma dessas notificações? Por enquanto, decidi desligar o gps do meu celular, afinal, quando quero que os outros saibam onde estou eu faço check in no FourSquare ou posto EU MESMO no Facebook ou Instagram.
Mas, o que se pode esperar de uma rede social na qual você é o produto?
Agradeço ao Thiago por ter deixado eu fotografar a notificação e a Emmy por ter insistido que fossemos ao pub, caso contrário nada teria sido visto por mim.