Apesar do nome estranho, o Dribbble é uma rede social bem bacana, uns dizem que é “um twitter para os designers”. Eu prefiro dizer que é uma rede social voltada para designers que possuem receio de compartilhar as suas criações.
O Dribbble é uma rede de profissionais, como o DevianArt ou o Behance, mas não é um site de portfólios. Não pelo menos da forma que conhecemos. Isso, a começar pelo tamanho das imagens que podem ir pro site. Estamos falando de shots de 400 x 300 px. Isso é para que os participantes mostrem apenas pequenas partes dos trabalhos, buscando o feedback e também compartilhando o trabalho conforme ele avança. Ou seja, se você queria usar o Dribbble para fazê-lo de portfolio e mandar para aquele estúdio em que você quer trabalhar, pode tirar o cavalinho da chuva.
O dribbble.com é um site que funciona como uma rede social, os principais usuários do dribbble são designers e publicitários. No Dribbble os seus usuários compartilham seus projetos gráficos. Quando dizem que o Dribble é um twitter para designers é porque assim como no Twitter existe um limite de 140 caracteres por informação, o Dribbble.com também impõe um limite de 120 mil pixels, o mesmo que o tamanho de 400 x 300 por projeto gráfico.
Outra característica que o site tem com as redes sociais é que, assim como nasceu o Orkut, o Dribble também nasceu 100% fechado, apenas para convidados. Em Abril de 2010, ele se tornou público para quem quisesse visitar e ver o que por lá era postado. Entretanto, para postar e comentar “shots”, ainda é necessário um convite de alguém de dentro. E, claro, tais convites são liberados a conta gotas e sem qualquer periodicidade oficial.
Segundo os fundadores, isso é para manter alto o nível do que é postado por lá.
Uma vez cadastrado no site, é possível postar projetos gráficos. Cada projeto é identificado por um nome e tags escolhidas na hora de postar a imagem e por informações como tamanho, data de criação e autor, com direito a foto do criador. Cada imagem trás um contador de acessos e toda a rede de cadastrados pode deixar comentários.
Quem não possui o convite também pode visualizar as imagens e salvá-las, só não pode comentar e nem postar. Os visualizadores que gostarem de um projeto gráfico, podem curti-lo pelo Facebook e compartilhá-lo no Twitter.
Cada pessoa cadastrada no Dribbble.com cria uma página de seu perfil. Esses perfis, chamados de Players, trazem a foto do usuário, nome, onde mora, endereço no Twitter e o endereço de seu site ou blog. Também existe um histórico de todos os projetos gráficos que esse usuário já postou no site. Cada cadastrado pode criar sua própria rede social, seguindo outros cadastrados e sendo seguido.
Para localizar projetos gráficos, existe uma barra lateral que pesquisa as imagens por Tags ou por cores. É possível encontrar vários tipos de projetos gráficos no Dribbble.com, desde estampas e desenhos até propostas para páginas virtuais.
O tipo de serviço oferecido pelo Dribbble.com é parecido com o que os sites DevianArt e Flickr realizam.