A Microsoft passou a alertar os usuários do Windows Live Messenger para migrarem para o Skype. Após anunciar oficialmente que seu tradicional serviço de mensagens instantâneas será extinto a partir de 15 de março, a empresa passou a enviar e-mails aos usuários avisando para que mudem.
Ao abrir a mensagem, o usuário se depara com um recado, escrito em letras garrafais e amigáveis que “é hora de atualizar oMessenger para o Skype”. Em seguida, é possível ler o recado da empresa.
Além de avisar os usuários para que façam a migração, a Microsoft ainda dá uma lista de recursos do Skype que poderão agradar os usuários que ainda não conhecem o serviço, como mensagens instantâneas, compartilhamento de tela e videoconferência, por exemplo.
A companhia ainda detalha o que acontecerá com o Messenger no futuro próximo, até o momento de sua aposentadoria. Segundo o e-mail, a plataforma continuará funcionando normalmente, com apenas um banner avisando o usuário. Após 15 de março, não será mais possível realizar login no serviço e a pessoa será obrigada a baixar e instalar o Skype para se conectar com seus amigos.
A Microsoft comprou o Skype em maio de 2011 por US$ 8,5 bilhões. Desde então, o serviço veio se integrando cada vez mais aos recursos do Windows e outros produtos da Microsoft. A decisão foi tomada porque, para a empresa, não fazia mais sentido manter dois serviços semelhantes funcionando.
Confira a mensagem enviada pela Microsoft:
Nós estamos aposentando o atual serviço do Messenger globalmente (exceto na China, onde o Messenger continuará disponível) e fundindo os grandes recursos do Messenger e do Skype. Atualize para o Skype e faça login utilizando uma conta da Microsoft (a mesma de seu Messenger) e todos os seus contatos estarão ao alcance dos dedos. Você será capaz de mandar mensagens instantâneas erealizar videoconferências com eles como antes e também descobrirá novas maneiras de manter contato pelo Skype em seu smartphone ou tablet.
Sinceramente,