Lizzy Myers, de apenas 5 anos, foi diagnosticada doença genética, a deixará cega, a síndrome de Usher tipo II (uma condição genética que provoca a perda progressiva da audição e da visão).
Então seus pais, Steve e Christine Myers, de Ohio, EUA, criaram uma lista de imagens interessantes, com alguns lugares a serem visitados, para que ela possa ter algumas das vistas mais deslumbrantes do mundo antes de perder a visão.
Lizzi já usa um aparelho auditivo e estima-se que perderá a visão entre 5 e 7 anos.
Atualmente aos 5 anos de idade, ela não tem conhecimento de seu estado de saúde, mas seus pais planejam mostrar-lhe muitas vistas espetaculares enquanto podem, para que ela possa aproveitar a beleza de se ver o mundo. “Temos de cinco a sete anos para levá-la para fora e mostrá-la as coisas, especialmente à noite”, disse Steve.
“Caso contrário, seria tarde demais fazer coisas como esta, como ver o céu noturno ou capturar vagalumes” completa.
A família visitou o Observatório Rupp Warren, em Ohio, na semana passada, para Lizzy poder olhar para a lua e as estrelas. A impressão de Lizzy sobre a Lua, foi: “Era grande, gigante, redonda. Tem buracos nela!”. Seu pai, apesar de saber que sua filha um dia irá entender a atitude deles, descreve como é doloroso saber que ela perderá a visão. “Essa é uma das coisas que mais doem. Ela é muito visual e perderá isso”, disse.
Preparada pelos pais, a lista incluem as Luzes do Norte, o Grand Canyon, as Cataratas do Niágara e Yellowstone. Steve e Christine dizem que querem estar com sua filha quando ela assistir seu primeiro pôr do sol em uma praia.
Apesar de existirem estudos em andamento no Hospital Infantil de Boston, em Massachusetts, que podem ajudar Lizzy no futuro, seus pais dizem não apostar em uma cura em tão pouco tempo. Por enquanto, eles estão se concentrando no que podem fazer, ou seja, mostrar a beleza do mundo a sua filha.
O papa Francisco realizou o desejo da pequena Lizzy, que estava para perder a visão devido a uma doença genética. Acompanhada por seus pais e sua irmã mais nova, Lizzy, abraçou e conversou com o pontífice, que abençoou seus olhos e a presenteou com um rosário. Elizabeth Myers, ou Lizzy, vive em Belleville, Ohio, e sofre a Síndrome de Usher, um transtorno genético raro que combina perda auditiva parcial ao nascer e a perda gradual da visão na infância.