Esses dias enquanto surfava no Twitter vi uma tweet que era “Low profile ou de saco cheio de tudo?” e me coloquei a refletir. A publicação apesar de ter sido feita há poucos dias atrás, já alcançava 2,8 milhões de visualizações até o momento em que eu escrevia esse artigo. Mas você sabe o que é Low Profile? E é isso que quero lhe dizer agora.
Em linhas gerais, “Low Profile” significa “Perfil Discreto”. Ou seja, pessoas que em linhas gerais não produzem ações ou comportamentos que chamem atenção e consequentemente não geram interesse no público. São pessoas que ficam mais nas suas, sem querer aparecer a qualquer custos, especialmente nas redes sociais.
low profile ou de saco cheio de tudo?
— a (@aqlfee) January 22, 2023
Hoje, por um lado, existe a necessidade das pessoas criarem váris contas em redes sociais e tentarem de alguma forma se destacar. Já as Low Profiles costumam ficar offline por longos períodos e não fazem muitas publicações, seja nos Stories ou no feed, optando por manter um perfil mais discreto, com poucos amigos ou seguidores. Ou seja, o termo qualifica indivíduos que não usam, ou usam com baixa frequência, as mídias sociais.
A prática divide opiniões. Por isso que a indagação torna-se profunda. Às vezes a pessoa nem é low profile, ela só tá cansada de tudo e de todos. Alguns afirmam que ser low profile traz inúmeros benefícios, como evitar a exposição da vida pessoal para os bisbilhoteiros virtuais de plantão. Outros também dizem ter ganhado mais qualidade de vida ao diminuir o uso das redes sociais, sentindo-se mais produtivos, focados e dispostos. Há, ainda, relatos de melhorias na saúde mental, já que as pessoas param de comparar a própria vida com a de influenciadores e outras pessoas que seguem, o que pode causar sensações de fracasso e frustração.
Por outro lado, há quem se incomode com usuários que escolhem essa prática. É o caso daqueles que alegam ser difícil “stalkear crushs low profile”, principalmente no Instagram. A baixa exposição impede o interessado de saber mais a respeito da vida da pessoa, como os lugares que ela frequenta, seus amigos mais próximos e sua relação com a família, estudos e trabalho.
Sem essas informações, é mais complicado fazer uma aproximação virtual. Críticos ao estilo low profile alegam ainda que ele afasta os indivíduos da vida social, mesmo que digital, e do contato com outras pessoas.
Agora que você já entendeu bem a diferença, você se considera uma pessoa Low profile ou de saco cheio de tudo, ou tá mais pro game e quer aparecer? Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, coloquei alguns exemplos da expressão em uso e o que as pessoas tem a falar sobre esse estilo de vida low profile. De repente você nem é low profile, apenas tá de saco cheio de tudo.
Ícone não-monogâmica low profile ❤️ pic.twitter.com/BYnpO3iUBy
— Bheatrix (@BheatrixB) February 2, 2023
Viver como low profile bom dms To malhando? Estudando? Enlouquecendo? Fazendo terapia? Morando em outro país? Tranquei a faculdade?
Descubra— Paulo (@pauloops_) July 3, 2022
fetiche de mulher: homem low profile
— sincera (@eisincera) February 3, 2023
Low profile é o kct, eu quero é conteúdo pra saber quem você é kkkkk
— renan (@eairenan_) July 29, 2022
low profile= fiel
— pereirinha 🥷🏻 (@pereirajh_) February 6, 2023
Low profile até arrumar uma namorada…
Pq o tanto de foto q postaria com ela é maluquice
— Balota Romântico (@balotaromantico) February 5, 2023