Fazer política criativa não é complicado. O problema é a mentalidade dos nossos governantes. Graças a internet podemos buscar exemplos de cidades criativas ao redor do mundo. Aliás, para a Organização das Nações Unidas (ONU) o acesso à internet é um direito humano e desconectar a população da web viola esta política.
A partir daí temos visto Prefeituras de todo o Mundo investirem em políticas públicas para o alcance pleno de áreas de free wi-fi, mas em Manaus isso caminha a passos de tartaruga. Isso porque não temos ninguém comprometido com a causa, comprometido por buscar espaços públicos com wi-fi aberta para que a população tenha acesso à informação, ou melhor, não tinha. Um dos caminhos que tenho trilhado é acompanhar esse tipo de política pública.
Recentemente, a Prefeitura de Boa Vista inaugurou a Praça das Águas, um belo parque que conta com Internet gratuita e totens com placas solares que permitem que a população possa carregar seus celulares.

Totem de energia foto-voltaica recarrega celulares gratuitamente em Boa Vista. | Foto: Divulgação/Prefeitura Boa Vista
Em março de 2015, lembro que a empresa pernambucana SiliconReef desenvolveu uma estação de rua onde qualquer um podia recarregar seu celular de forma gratuita. Com um detalhe: toda a eletricidade era fornecida por energia solar.
A empresa chegou a dizer que se inspirou nas estações estrangeiras e depois a adaptaram para as características brasileiras. É inegável que o parque de energia solar brasileiro é muito amplo, principalmente no Norte e no Nordeste..
De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, a Praça das Águas já disponibilizava internet gratuita para a população. Agora foram colocados totens que utilizam a energia solar, que carregam baterias. Por sua vez, as baterias enviam energia que é utilizada para recarregar celulares na praça.
Iniciativas criativas, tecnológicas e sustentáveis são os caminhos para o futuro. Conectar as pessoas e oferecer oportunidade para elas.