Quando o poeta romano Catulo escreveu sobre “devorando a estrada”, ele quis dizer isso como uma metáfora para viajar. A perspectiva de extrair fisicamente energia a partir da estrada, entretanto, já pode se tornar uma realidade.
No Reino Unido já estão testando a tecnologia “dynamic wireless power transfer” (transferência de energia sem fio dinâmico). O governo vai instalar os dispositivos em estradas de teste e em veículos, e determinar se a recarga poderia trabalhar em estradas mais movimentadas da Grã-Bretanha. O carregamento móvel iria resolver um dos maiores obstáculos para veículo elétrico – recarregar enquanto se dirige.
O Reino Unido já testou um monte de diferentes abordagens para esta tecnologia e identificou algumas que funcionam e estão prontas para a fabricação. Em termos básicos, o sistema possui linhas de alimentação ligadas a bobinas sob a superfície de uma estrada, que, em seguida, transmite a energia por meio de ar para um receptor em serpentina de um carro. Basta dirigir devagar no trecho de estrada em um veículo elétrico ou híbrido-elétrico devidamente equipados, que o sistema se encarregará de recarregar as baterias.
A transferência de energia poderia funcionar para todos os tipos de veículos, observa o relatório, e uma vez que passe sob a estrada, não vai exigir a construção de quaisquer engenhocas acima do solo que poderiam aumentar os riscos de colisão ou choque elétrico. A transferência wireless é menos confusa e invasiva do que os cabos aéreos utilizados para trens elétricos urbanos.
Estradas de carregamento poderiam emparelhar bem com outra tecnologia em desenvolvimento: as superfícies de rua que geram sua própria energia com painéis solares. A ciclovia holandês SolaRoad faz isso;Nos EUA, a tecnologia Solar Roadways está planejando para testes em calçadas e estacionamentos em Idaho.
Talvez as estradas inteligentes do futuro não só vão conseguir a sua própria energia a partir do sol, mas transmiti-la sem fios a uma frota.
Enquanto isso, em Manaus, vamos pintando calçada de vermelho e chamando de ciclovia. Vamos pintando uma avenida de azul e chamando de modal de ônibus.
Precisamos inovar URGENTEMENTE!
Fonte: CityLab