7fev
Lixeiras Artísticas

Lixeiras Artísticas

Se passaram 2 semanas e ainda estou pensando sobre a declaração do titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana e Serviços Públicos (Semulsp), Paulo Farias, ao afirmar que a secretaria não deve destacar agentes de limpeza nem instalar lixeiras nos eventos da Fifa.

E, pelo que Farias adiantou sobre o planejamento da limpeza urbana para os eventos ligados à Copa do Mundo, jogar o lixo no chão deverá ser, realmente, a única opção de quem for ao Fan Fest, por exemplo, uma vez que a Semulsp não pretende instalar lixeiras extras para dar conta demanda de amazonenses e dos mais de 100 mil turistas que são esperados durante os 12 dias de jogos do mundial em Manaus.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

A Semulsp tem aproximadamente 1.800 lixeiras públicas pequenas instaladas em ruas de grande movimento nos bairros, no centro da cidade, praças e parques.

A Semulsp tem aproximadamente 1.800 lixeiras públicas pequenas instaladas em ruas de grande movimento nos bairros, no centro da cidade, praças e parques.

Por um lado a Prefeitura está certa em não recolher lixo de eventos particulares, mas por outro, podem imaginar como ficará a cidade? Se normalmente já nos deparamos com lixo para todos os lados, imagine quando recebermos uma grande quantidade de pessoas e sem nenhum plano para organizar o lixo que eles farão em nossa cidade!

Centro de Manaus perde parte da beleza devido ao acúmulo de lixo (Foto: Tiago Melo/G1 AM)

Centro de Manaus perde parte da beleza devido ao acúmulo de lixo (Foto: Tiago Melo/G1 AM)

Além disso, ele ainda justificou dizendo :

“As lixeiras que estão nas ruas permanecem, mas não se coloca lixeiras móveis, porque não tem efeito. Dependendo da densidade do evento, é melhor retirar as lixeiras para que elas não virem objeto de arremesso”.

Na minha humilde opinião, o secretario da SEMULSP poderia solicitar à Prefeitura de Manaus SIM algumas lixeiras móveis!

A partir dos simples contentores de lixo, poderiam promover uma iniciativa para agregar valor social, cultural, estético e turístico na cidade. Para isso, o Secretario  municipal Paulo Farias poderia se inspirar no que acontece no Festival Coachella, nos Estados Unidos, através do projeto TRASHed :: Art of Recycling.

Lixeiras Artísticas

Lixeiras Artísticas

O TRASHed :: Art of Recycling foi iniciado em 2004. O projeto é uma caminhada de arte interativa pelos solos de Coachella que incentiva os frequentadores do festival a jogar o lixo na lixeira, pois as mesmas foram personalizadas por artistas de todo o mundo.

50 artistas são anualmente selecionados para pintarem 65 lixeiras grandes para o festival em 2012. Estes recipientes ficam em exposição durante os dois fins de semana do Festival de Coachella e depois são doadas a uma escola local no Coachella Valley.

Então, por que não podemos adotar algo assim para o mundial? Poderíamos convidar 50 artistas amazônicos para dar o ar de seus trabalhos nessas lixeiras, mostrar que a cidade está pronta para o evento, incentivar que os lixos sejam descartados nos locais corretos, agregar valor estético pra cidade, agregar valor cultural, mostrar que somos um povo que valoriza a cultura amazônica, e após o mundial da FIFA a Prefeitura poderia doar esses contentores de lixos para Escolas Municipais.

Às vezes acho que é a falta de conhecimento que torna o homem menos criativo. Os exemplos estão aí.

Imagina como ficaria linda Manaus com essas lixeiras criativas

Lixeiras Artisticas do Festival de Coachella (2) Lixeiras Artisticas do Festival de Coachella (2) Lixeiras Artisticas do Festival de Coachella (4) Lixeiras Artisticas do Festival de Coachella (2)

 

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Nascido em Manaus, sou designer e empreendedor, focado em cultura amazônica, comunicação digital, economia criativa, turismo e empreendedorismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados