Nesta sexta-feira (16) uma publicação de péssimo gosto tomou conta das principais discussões na internet. Um grupo de estagiários da UniNorte fez uma publicação ofensiva e desrespeitosa com os pacientes da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), que possui 45 anos de serviços prestados de assistência médica, ensino e pesquisa ao Estado do Amazonas.
Todos sabemos o quanto a FMT-HVD é referência no atendimento de média e alta complexidade, sobretudo em Doenças Infectoparasitárias e Tropicais, acidentes ofídicos e Dermatologia Tropical.
Aí, os estagiários de enfermagem, publicam através do Instagram a foto ridícula abaixo. É claro que a falta de noção dos envolvidos rendeu repercussão negativa da Fundação, da Universidade e claro de pessoas que lutam todo dia contra o preconceito de serem pessoas vivendo com HIV/Aids.
Em nota, O Fórum Amazonas de OSC, IST, HIV, AIDS, HEPATITES VIRAIS e Tuberculose repudiou a forma desrespeitosa, pejorativa e preconceituosa que alguns estudantes de Enfermagem da Faculdade UNINORTE postaram em suas redes sociais, todos mascarados (diga-se cobrindo-se completamente) por estarem indo estagiar na FMT-HVD, demonstrando medo e passando terrorismo para a sociedade, assim reforçando o estigma já vivido diariamente, além do preconceito para com as Pessoas que vivem com HIV AIDS.
Os estagiários conseguiram ir justamente contra tudo aquilo que eles de fato deveriam fazer, que é cuidar de forma humanizada das pessoas, uma vez que o cerne da profissão da enfermagem é justamente o cuidado.
Além do Fórum, a própria UniNorte foi também a público esclarecer que repudia veementemente qualquer manifestação discriminatória e preconceituosa dirigida a pessoas ou instituições.
Atitudes como essas, de acordo com a instituição, serão apuradas e as medidas serão tomadas conforme o regimento Geral da Instituição.
Absurdo vermos pessoas que logo mais estarão no mercado profissional serem tão desrespeitosa assim.