Em países extremamente desenvolvidos no quais a poluição ambiental também chegou, as ideias de despoluição precisam ser buscadas com urgência e por isso sempre teremos soluções para esse problema ambiental que atinge países como China, França, Inglaterra, etc, etc.
Em Londres, um projeto inovador que tem se destacado é o “CityTree”, da Green City Solutions. Seu inovador CityTree é um banco compacto que possui um filtro e foi criado para solucionar a poluição urbana. Ele ocupa apenas 1% do espaço que 275 árvores ocupariam, mas tem a mesma capacidade de limpeza do ar que todas elas juntas.
A startup alemã tem instalado o CityTrees em diversas cidades ao redor do mundo e agora chegou à Londres. O primeiro banco funcional foi instalado na Glasshouse Street, perto da agitação do Picadilly Circus. Londres constantemente ultrapassa os limites anuais legais de poluição do ar.
E como funciona o CityTree? Mais do que apenas um banco, sua combinação de musgos e plantas remove organicamente a poeira, o dióxido de nitrogênio e os gases do ozônio do ar. Ele também possui um sistema de monitoramento integrado que verifica os níveis de poluição, a temperatura do ar e a qualidade da água, entre outras coisas, e é equipado com painéis solares para total autossuficiência.
Embora o CityTree não consiga resolver sozinho o problema da poluição de Londres, é um passo na direção certa. A Green City Solutions espera que este seja apenas o começo para o CityTree no Reino Unido e que, além de acrescentar mais a Londres, outras cidades sigam o exemplo e se unam a outras áreas urbanas em todo o mundo que estão usando tecnologia inovadora para combater a poluição.