Existem bibliotecas que são verdadeiras obras de artes. Aqui mesmo no blog, existem algumas publicações a respeito, como por exemplo a Biblioteca Pública da Cidade de Kansas que te encanta a partir do projeto arquitetônico, retratando obras literárias que abordam as mais variadas temáticas desde ordem moral, política, psicológica e inclusive social.
Porém, dessa vez o projeto que me chamou muito a atenção, foi a a biblioteca Binhai que fica localizado no distrito cultural de Binhai, em Tianjin, na China. Essa magnífica biblioteca de 5 andares, foi projetada pela empresa de design holandesa MVRDV, em colaboração com o Instituto de Planejamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI) e desde então foi denominada “O olho de Binhai”, cobre 34 mil metros quadrados e pode armazenar até 1,2 milhões de livros.
Com a sua construção demorando apenas 3 anos, a biblioteca possui uma área de leitura no piso térreo, salas de estar nas seções do meio e escritórios, espaços de reunião e salas de informática / áudio no topo.
Dá pra perceber nitidamente que a Biblioteca, recém inaugurada, não está com todo o acervo completo. Nas prateleiras tratam-se de imagens impressas em chapas de alumínios que dão o efeito que já estão todas preenchidas. Na imagem abaixo, dá pra se perceber bem essa diferença.
Projetos como a Biblioteca de Binhai ganham destaque no mundo inteiro e movimentam muito a cidade. Iniciativas como esta estimulam mais e mais leitores. O Brasil ainda está muito distante de pensar espaços públicos como estes, o que é uma pena, porém, o único intuito do blog é mostrar iniciativas que dão certo pelo mundo e que poderiam servir de inspiração para que outras cidades passem a exercer de fato uma política criativa. Política focada nas pessoas e na melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
Essa incrível biblioteca na China, com sua a incrível estrutura tem um gigante auditório esférico no meio que parece um olho gigante. Ela é um dos locais no mundo que todos deveriam visitar e todos os políticos deveriam ter como fonte inspiradora.
A China também tem um outro projeto arquitetônico que sou muito fã, chama-se a casa piano de Hui, e é um conservatório de música.
Nós não temos certeza se daria para estudar lá – nós estaríamos muito ocupados maravilhando-nos com a incrível arquitetura!
Acredita que sua cidade está pronta para receber essa novidade? Comente abaixo.