Como meio de transporte aquático, a canoa deve ser o mais antigo que se tem conhecimento. Há pelo menos três milênios antes de Cristo já haviam registros de canoas sendo utilizadas para a pesca, a caça e até para fins bélicos.
A canoagem é um esporte náutico, praticado com canoa ou caiaque, sendo modalidade Olímpica desde 1936. É um esporte que tem muitos adeptos Brasil a fora. Em Manaus, temos uma associações que lutam para popularizar esse esporte náutico tão belo e prazeroso.
Canoagem é uma prática elitista? Absolutamente NÃO! Precisamos de políticas públicas municipais voltadas para sua massificação como lazer e esporte!
Devemos entender a canoagem enquanto esporte, com base no componente lúdico da cultura, principalmente nas suas categorias iniciais, bem como enquanto manifestação de lazer.
Graças a movimentação dos remos, a canoagem é um esporte com muitos benefícios à postura, e também ao tônus muscular. Mostra-se uma alternativa interessante de variação de prática esportiva para quem busca desenvolvimento corporal em um exercício aeróbico. Além dos benefícios físicos, é uma atividade com total conexão com a natureza funcionando como um alívio do estresse.
A canoagem trabalha, simultaneamente, os grupos musculares superiores e inferiores, e, como utiliza movimentos baseados no giro do tronco, causa instabilidade que força a utilização dos músculos abdominais. Entre seus benefícios está o aumento da resistência a doenças cardiovasculares e, como tem um elevado gasto de calorias, colabora na perda de peso.
A canoagem pode ainda se inserir, como lazer e esporte, na nossa sociedade, mas necessita de políticas públicas, para ser democratizada, tendo em vista uma série de barreiras socioculturais que cercam seu desenvolvimento. Diversas cidades já demonstram que isso é possível, se a canoagem for integrada a uma política pública municipal de Esporte e Lazer, e neste último aspecto, encarada na suas primeiras fases, a partir do componente lúdico da cultura.
E então, vamos mudar manaus?