Uma ideia genial foi proposta pelo escritório Architecture and Vision, para resolver de maneira simples um dos maiores problemas de diversas regiões do mundo, inclusive áreas carentes do próprio Brasil, especialmente regiões mais secas e o melhor de tudo isso, o custo do projeto comparado ao benefício é extremamente baixo!
Todos somos de acordo que a água é o recurso mais precioso da Terra e, apesar de muitos não acreditarem, não há o suficiente para todos os habitantes do planeta! Apesar da Terra ser um planeta com muita água, a maior parte é salgada. Muitas regiões menos desenvolvidas sofrem não só com a escassez do recurso, mas também com as condições precárias em que ele se encontra. Estima-se que cerca de 2,4 bilhões de pessoas no globo ainda não possuem acesso à água tratada, um fator que influencia no surgimento de inúmeras doenças.
Com esse quadro em mente, o arquiteto italiano Arturo Vittori desenvolveu um projeto de uma torre de cerca de dez metros de altura que coleta água em condições adequadas para consumo a partir do ar, mesmo que em regiões secas. Intitulado como Warka Water, o projeto deve atender inicialmente regiões rurais da Etiópia.
A torre, que pesa apenas 90 quilos, tem capacidade de coletar cerca de 100 litros de água potável do ar por meio de um tecido especial que fica em seu interior. O projeto foi idealizado com um formato de cone para melhorar a estabilidade e aperfeiçoar o transporte e armazenamento. Já a estrutura em formato de “coroa” sob a torre tem a intenção de espantar pássaros e manter a água protegida.
O projeto é constituído de materiais recicláveis e biodegradáveis e pode ser montado pelos próprios moradores sem necessidade de uso de equipamentos elétricos ou andaimes, apenas seguindo um manual de construção de cinco módulos. Além disso, o Warka Water possui um custo relativamente baixo, custando apenas 500 dólares por unidade construída.
Abaixo é possível ver como funciona na prática. Água potável e pronta para ser consumida. Água deve ser acessível a todos – esta torre é uma maneira de fazer simples de fazer isso e pode ajudar e muito no semi-árido brasileiro.