Que a fotografia é imprescindível em nossas vidas isso já sabemos, mas quem arriscaria removê-las da capa do jornal?! É por isso que vamos comemorar o dia de hoje (Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo) recordando uma ação bem criativa do jornal gratuito Metro. A estratégia ousada e muito criativa deu o que falar nas redes sociais, positivamente.
Além de promover o concurso, o Metro ainda ressaltou a importância que as imagens tem para o jornalismo: “O mundo sem fotos não tem graça! Viu como é mais difícil ler as notícias do Jornal Metro sem imagens?”.
Os leitores ainda foram instigados a visualizar as imagens no site do www.metrojornal.com.br, uma ideia transmídia muito boa para gerar tráfego para o conteúdo da pubicação na internet.
Confesso que fiquei muito intrigado ao ver esta capa quando vi a circulação da capa do jornal nas redes sociais. Naquele momento, sem poder folhear a publicação, imaginei que havia ocorrido alguma falha, ou que algum “estagiário” não havia fechado o arquivo corretamente para a gráfica.
Ademais, o anúncio da campanha deu destaque para a diferença na leitura das notícias quando as mesmas não estão acompanhadas de imagens. E chamou a atenção para isso através das frases utilizadas. São elas, em sequência fiel à página 3: “O mundo sem fotos não tem graça!” e “ Viu como é mais difícil ler as notícias do Jornal Metro sem imagens?”.
Sensacional, certo?! E além disso, mostra como a imagem é fundamental para nos situar na notícia.