Talvez você já tenha visto o QR Code, ou código de resposta rápida, em peças publicitárias. Embora, pareça novidade, ele foi inventado no Japão em 1994, e desde então tem sido utilizado para as mais variadas funções.
Os pequenos quadrados pretos e brancos ainda despertem muita curiosidade dos transeuntes e por isso mesmo, foi utilizada em uma ação de marketing da Associação de Valorização do Chiado. O Qr Code foi impresso pela primeira vez, em calçada portuguesa, em 2012, no passeio da Rua Garrett, no Chiado, em Lisboa.
O QR Code inserido na calçada portuguesa disposto numa área aproximada de um metro quadrado, é ativado com um smartphone ou tablet que descodifica a mensagem.
O sistema funciona, embora em algumas ocasiões possa não ser bem sucedido. Pois determinadas horas a luz solar poderá prejudicar a leitura da pedra pela câmera do celular.
A ideia central desse QR Code foi divulgar as informações turísticas e comerciais sobre a oferta cultural, gastronômica, hoteleira e de comércio no local.
Trazendo para Manaus, imaginem um QR code em alguma parte do Largo São Sebastião, com todas as informações turísticas necessárias para que qualquer pessoa pudesse se localizar, baixar mapas, rotas, sugerir informações, levar para um site mais completo com programação de teatro, chamar táxi, e todos os tipos de informações que um turista ou cidadão precise.
Pode parecer longe da nossa realidade, mas desde 2012 essa iniciativa criativa já participa da vida dos portugueses. Estamos muito atrás em relação ao turismo. Duas ótimas oportunidades globais praticamente desperdiçadas. Qual o legado da Copa em Manaus? Qual vai ser o legado das Olimpíadas em Manaus?.
São com ideias simples e funcionais que iremos mudar Manaus.
Construção de um Qr code em calçada no Chiado – Portugal.
A ideia é simples: fazer um QR Code juntando pedras de uma calçada portuguesa que possuem mais de 500 anos.
A ideia de Qr Code nas calçadas é tão incrível que bem poderia pegar no mundo todo, não acha? Previsão do tempo, direções, dados históricos, e todo o tipo de informação útil e interessante para os turistas e passantes do lugar. Não é genial? Apostamos muito!