20jul

Vídeo : Conheça como funcionam as Lixeiras Subterrâneas e o impacto positivo delas!

Há 3 anos a cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, vem dando um baile nas capitais brasileiras devido seu novo sistema de acondicionamento do lixo. Essa iniciativa criativa está deixando a cidade mais limpa e mais sustentável!


O sistema já é muito utilizado na Europa, em países como França, Inglaterra, Itália, Portugal e em especial na Espanha, que produz a tecnologia e a exporta.

Lixeiras Subterrâneas

Lixeiras Subterrâneas

A cidade de Paulínia, localizada a 120 quilômetros da capital paulista, há 3 anos encontrou um jeito de economizar na coleta de lixo com um novo modelo de lixeira. Com cerca de um metro de altura, é bem mais espaçoso do que parece. Elas têm uma espécie de fundo falso. Tudo que é jogado vai parar dois metros abaixo do nível da calçada, em contêineres subterrâneos. A ideia é que, nesses locais, as pessoas não coloquem mais sacos de lixo na calçada, onde eles podem ser rasgados por animais e mesmo serem levados pela água da chuva, por exemplo.

Clique aqui e se Inscreva no meu canal para ajudar a fortalecer! Vaaleeeuuu!!

A lixeira subterrânea economiza não só espaço. Em um mês de experiência, o número de viagens dos caminhões de coleta caiu pela metade.

Além de Paulínia, as lixeiras recicláveis subterrâneas já estão em outras cidades brasileiras, como Santos - SP e Catalão-GO.

Além de Paulínia, as lixeiras recicláveis subterrâneas já estão em outras cidades brasileiras, como Santos – SP e Catalão-GO.

Precisamos de iniciativas criativas como esta para todas as nossas cidades do Amazonas. Esse tipo de novidade, aliada com programas de educação popular, contribuirá e muito para a melhoria da vida das pessoas. Além disso, o lixo que pode ser reciclado , passa a gerar emprego e renda para a população.

Além das vantagens ambientais, esse sistema de armazenamento de lixo por ser embutido, evita atrair insetos, mau cheiro e atos de vandalismo. Elimina também a poluição visual e garante mais espaço nas ruas para veículos e pedestres.

Entendo que esse tipo de responsabilidade é do poder executivo municipal, mas esse tipo de iniciativa é que estaremos lutando para termos em todo o Amazonas e assim colocá-lo no hall de Estado Criativo!

Comente usando o Facebook

Compartilhe Com Os Amigos

Sobre Marcus Pessoa

Nascido em Manaus, sou designer e empreendedor, focado em cultura amazônica, comunicação digital, economia criativa, turismo e empreendedorismo.
© Copyright 2012-2024, Todos os direitos reservados