Essa foto me causa espanto até hoje…
Nos teletransportemos mentalmente para 1880 (mais ou menos), época em que Manaus era uma vila e iniciavam-se os trabalhos para a belle époque que ainda chegaria… Quando começou a bela época lá pelos 1890, Manaus passou por diversas transformações e as nossas “roças” começaram a ser abertas para receber ENORMES monumentos, tais como Teatro Amazonas, Igreja de São Sebastião, Palácio da Justiça, Reservatório do Moco etc etc etc… mas nos concentremos alí, na zona do centro histórico.
Por esta foto podemos ver como destoava o Teatro Amazonas, era algo como “um elefante branco no meio do mato”, mas claro, alguém teve pulso pra fazê-lo, e hoje… 100 anos depois é o Patrimônio Histórico mais importante da nossa cidade, é nosso cartão de visita!
Voltemos, para o hoje, 2012. Pensamos errondoneamente que somos grande, mas nosso pensamento ainda é o mesmo de 100 anos atrás.
Vos digo isso porque sempre que falamos da Arena da Amazônia, usamos expressões parecidas… “Isso vai ser um elefante branco, nem temos time de futebol”; “Isso é pra lavar dinheiro!”; “Isso não vai dar em nada, pra que essa cavalice de estádio?” ; “Um estádio pra receber 3 jogos da copa e provavelmente será Uzbesquistão e Líbia”.
Acho que naquela época também pensavamos como: “Nem temos cantores de ópera!”; “Pra que essa cavalice de teatro?”; “Isso nao vai dar em nada!”
Portanto deixemos nosso pensamento de inferioridade de lado e apostemos em ideias inovadoras e megalomaniacas, nós somos hoje a 6a cidade mais rica do país, se podemos hoje construir um estádio que durará uma vida, por que não fazê-lo? Por que ficar sempre fazendo estádio meia boca e a cada 10 anos ficar reformando? Façamos um estádio a nível da história da nossa cidade, um estádio que nos encha os olhos e que vire museu!
Um estádio que encante os jogadores e os torcedores e que claro, possa nos trazer retorno econômico principalmente porque precisamos investir nos nossos atletas!
Precisamos resgatar o nosso amor pelos times locais, mas para isso devemos investir pesadamente nos nossos clubes. Sabemos investir muito dinheiro em empresas estrangeiras, e por que não investimos também pesado nas pessoas dos nossos solos, nas pessoas que aqui vivem?
Claro que podemos fazer!
Pode ser viagem da minha cabeça, mas tinha que compartilhar com vocês essa minha reflexão….
Como diria o Marcelo D2
Deixa pra lá, eu devo tá viajando
Enquanto eu falo besteira, nego vai se matando
boa semana a todos
Ontem, no meu blog pessoal, voltei a receber comentários de uma reflexão que fiz ano passado, o link original é esse aqui . De acordo com os comentários, em Sampa rolou um debate em que uns jornalistas “desciam o malho” na Arena da Amazônia,ok, isso são há 4 anos que escutamos. Não vou nem questionar o fato do próprio jornalista torcer pra time argentino, porém, ainda não havia visto a reportagem e hoje me enviaram o link do vídeo.Então, vou deixar primeiro o vídeo deles contra o ministro do esporte Aldo Rebelo questionando o fato de Manaus não ter merecido ser sede da Copa do Mundo, e aliás, velho preconceito sulista contra nortista, afinal, segundo eles, Manaus não tem capacidade de encher nem o SESI que dirá uma Arena da Amazônia, além da velha crítica sobre o futebol amazonense não ter atualmente um representante nem mesmo na série C do Campeonato Brasileiro….