O Marketing de Guerrilha utiliza-se de maneiras não convencionais para executar atividades de marketing com o objetivo de surpreender o público-alvo consumidor para que haja o boca-a-boca. A publicidade de guerrilha ou o marketing de guerrilha, como é chamado, foi criado em 1984 pelo escritor de negócios americano Jay Conrad Levinson. É uma estratégia de marketing comercial que incorre em baixos custos, mas alcança ótimos resultados, geralmente usando métodos pouco convencionais. Na maioria das vezes, são as campanhas de marketing que usam o marketing de guerrilha que se tornam virais online e via mídia social.
Não irei me aprofundar na origem do Marketing de Guerrilha, mas mostrarei aqui alguns videos de ações que utilizaram desse método para convencer seus consumidores a comprar e divulgar a ideia. As campanhas de marketing de guerrilha têm tudo a ver com a experiência.
Confira:
Marketing de Guerrilha + Mobile Marketing (Nokia)
A Nokia realizou uma ação de marketing de guerrilha com mobile marketing na Inglaterra para aliar a sua marca ao serviço de localização. Para tanto, foi utilizada uma seta gigante pendurada em um guindaste.
A seta era formada por um telão que convidava aqueles que passassem a interagirem via SMS. Aqueles que enviassem um SMS para o número indicado informando o local que desejavam localizar eram indicados ao local pela seta. Ela se movimentava e apontava para direção correta, informava a distância e o nome do local e de quem havia enviado a mensagem.
Tropicana leva “sol” para os habitantes de Inuvik
Depois de 31 dias no escuro, a cidade de Inuvik, no Ártico Canadense, presenciou a subida de um balão para iluminar o local, celebrar a volta do sol, e claro, beber Tropicana.
Tropicana é uma marca de bebidas tropicais, e resolveu “levar” o sol para os 3.500 moradores da cidade de Inuvik que a tempos estavam sem ver a luz do sol, devido ao inverno.
Extreme Gaming, o viral da Epson
Para promover os seus projetores, a Epson criou a campanha intitulada “Extreme Gaming“, onde um homem vestido com roupa estilo caça-fantasmas com um projetor Epson modelo EH-TW450 e um PS3 Slim acoplados ao corpo passeia pelas ruas de Londres jogando Need for Speed em diversos lugares (inusitados) mostrando a potência do projetor e chamando a atenção das pessoas.