O que um urso deve fazer quando, ao invés de se sentir um urso, sente-se como um coelho e sofre com a rejeição quando diz o que sente? Publicado pela primeira vez em 2017, nos Estados Unidos, o livro O Urso-coelho, escrito por Andrea J. Loney e ilustrado por Carmen Saldaña, chega às livrarias brasileiras em março de 2022 pela Tordesilhinhas, selo infantil da Tordesilhas Livros.
Na história, Urso-coelho nasceu um urso, mas se identifica mais com as coisas de coelho. Ele gosta de saltitar pela floresta, franzir o nariz e mordiscar morangos, mas os outros animais acham esse comportamento muito estranho, alguns chegam até a rejeitá-lo por ele ser quem é.
Durante essa jornada de entendimento e aceitação, Urso-coelho encontra a Coelha-panda que o aceita como ele é, para ela, tudo bem parecer uma coisa por fora, mas sentir outra por dentro. Juntos eles descobrem que isso é algo comum, outros animais da floresta também se sentem assim, como a Abelha-vaca, Ave-felina e Raposa-borboleta.
A obra foi indicada pela comunidade Buzzfeed em uma lista de livros para falar sobre identidade de gênero com as crianças e entrou para a Rainbow List de 2018, que seleciona livros sobre diversidade LGBTQIA+. O livro dialoga com os pequenos leitores de maneira divertida e calorosa, ensinando que é necessário ter mais empatia com as pessoas ao redor.
Em uma sociedade cada vez mais plural e diversa, é essencial que pais e educadores iniciem uma conversa sobre empatia e diversidade com as crianças e O Urso-coelho pode ser um ponto de partida lúdico e descontraído para abordar o tema. A edição ainda conta com tradução de Marília Garcia, ganhadora do Prêmio Oceanos de Literatura de Língua Portuguesa (2018) e do Prêmio FNLIJ de melhor tradução jovem (2018).
Sobre a autora:
Andrea J. Loney (@andreajloney) obteve o MFA em Escrita Dramática na Universidade de Nova York e, em seguida, fugiu com um circo itinerante. Depois disso, passou vários anos escrevendo para o cinema e para a televisão em Hollywood. Anos mais tarde, se tornou professora e se apaixonou pela literatura infantil. Andrea mora no ensolarado sul da Califórnia com sua família, várias pilhas de livros e uma infinidade de anotações.
Sobre a ilustradora:
Carmen Saldaña (@carmensaldana_illustration) mora em Gijón, uma pequena cidade chuvosa no norte da Espanha. Desde que ela se lembra, sempre amou contos, livros infantis, pintar e desenhar. Depois de estudar arte, ela trabalhou em agências de publicidade como designer gráfico e diretora de arte. Agora, ela trabalha em tempo integral como ilustradora.
Sobre a Tordesilhinhas:
Tordesilhinhas é a porta de entrada para a literatura, o selo infantil da Tordesilhas Livros reserva para as crianças obras inteligentes e criativas, que contribuem para o seu desenvolvimento intelectual, social e emocional. Uma cuidadosa curadoria editorial seleciona narrativas e projetos comprometidos com a pluralidade e a diversidade, com a construção de valores humanistas e a formação para a cidadania e a paz. Escritos e ilustrados pelos melhores artistas do país, nossos livros garantem o prazer da leitura em família, podendo também ser amplamente utilizados em sala de aula.