O 165 Black + White foi um evento que ocorreu em Manaus ao Final de 2012! Nos dias 1º e 2 de dezembro ocorreu o maior evento de grafite da região Norte – o “165 Graffiti & Black White”, fusão de dois tradicionais eventos da cidade ligados a essa vertente artística. A atividade vai reunir mais de 40 grafiteiros amazonenses, além de convidados de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, em dois dias de intenso trabalho com o objetivo de cobrir com arte o muro externo do clube da Ambev, no Alvorada.
Os participantes trabalharam lado a lado para cumprir um desafio: retratar o fim do mundo em P&B. Considerado um dos principais incentivadores do grafite em Manaus, o artista plástico amazonense Turenko Beça vai estar entre o time de convidados. “Fiquei muito honrado com o convite. Poder trabalhar ao lado de vários artistas vai dar uma unidade bacana ao evento que, dessa vez, traz esse tema desafiador”, declarou.
Turenko também “mexeu os pauzinhos” e conseguiu confirmar a presença do grafiteiro Ed Mun no evento. Ele é de Belo Horizonte e se destaca por um trabalho com grafite 3D. Lencol (SC), Truff (SP) e Nick (SP) são outros artistas nacionais com passagem garantida pelo “165 Graffiti & Black White”, que promete ser um ponto de encontro para quem curte e produz arte urbana em Manaus.
Apoio
Não é a primeira vez que a Ambev incentiva a arte urbana através de parcerias com os grafiteiros locais. No ano passado, as paredes que cercam a unidade fabril localizada no bairro de Flores ganharam novas cores. Três artistas deixaram os muros da empresa com uma aparência melhor por meio de grafites relacionados ao meio ambiente.
“Além de apoiar esta turma, que faz um trabalho bem legal e não tem muito reconhecimento, esse é um tipo de trabalho que é respeitado pelos pichadores, que passam a não estragar o muro”, explicou o gerente fabril Henrique Martins Santos, na época.