Um dos conteúdos que mais gosto aqui no meu blog é sobre a Manaus da Belle Époque. Gosto de sentir o luxo como as coisas eram retratada, como as coisas eram produzidas, mesmo que aquilo tenha aumentado ainda mais a diferença social em Manaus do início do século passado. Revirando alguns livros meus sobre a história antiga de Manaus, encontrei algumas Publicidade de Manaus na Época do Fausto que ocorreu entre 1890-1920 e decidi compartilhar com vocês.
Muitos dos locais já fecharam, outros ainda resistem ao tempo, ainda que tenham mudado tudo. São alguns flyers e cartazes que circulavam em Manaus em busca de novos consumidores, novos revendedores, bem típico da publicidade. Um bom publicitário sabe persuadir, convencer o consumidor de forma inovadora. A partir dessas peças gráficas podemos perceber como na época do Fausto, Manaus vivia seu apogeu econômico e as pessoas mais ricas eram cada vez mais ricas, as publicidades que estarei ilustrando aqui eram voltadas para essas pessoas. Abaixo, um exemplo da publicidade antiga e o local ainda em 2021 resistindo, no caso o Au Bon Marche.
Propaganda dos “Armazens Andresen” sociedade anônima, cujos sócios portugueses tinham origem dinamarquesa, instalada na praça Tamandaré, ocupava as esquinas das ruas Guilherme Moreira e Marcílio Dias. Além de comerciantes, eram armadores fluviais.
Reclame da fábrica de águas gasosas de Andrade Irmãos, fabricantes e revendedores de bebidas das mais diversas origens. Observe a qualidade artística do material.
Anúncio mostrando o interior do Bazar Amazonense, especialista em artigos masculinos e fazendas finas, localizava-se na Rua dos Barés, n°1. Para ser elegante em Manaus era preciso, no mínimo, importar o tecido.
Cartaz litográfico da casa Rouaix & Cia, sucessores da antiga Casa de Madame Marie, especialista em roupas finas e adereços para senhoras, localizada na Av. Eduardo Ribeiro com a Rua Municipal.
Anúncio da loja de modas “O Novo Mundo”, localizada na Rua Joaquim Sarmento, n° 2 – especialista em artigos femininos.
Reclame da casa Itatiayam fabricante dos cigarros Itatiaya, em tabacaria instalada na Rua Municipal, n° 68.
Cartaz litográfico da Pharmacia Cesario, estabelecida na Rua Marcílio Dias. Atente-se para a bela policromia, produzida pelas oficinas Gallimard, Paris.
Cartaz de divulgação da tradicional casa de modas e confecções Au Bon Marché, estabelecida na Rua Municipal, 67. Foi, durante anos, ponto de elegância da sociedade manauense. Tempos eufóricos da belle époque.
Espero que vocês tenham gostado dessa pequena mostra de publicidade de qualidade da época do Fausto. Existem muitas outras publicidades que parecem apenas como “carimbos” de tão pobre visualmente, essas listadas, porém, foram bastante trabalhadas e até hoje são lindas.
Lembrando que as imagens e legendas foram retiradas do livro “A ilusão do fausto – Manaus 1890-1910″ da escritora Edinea Mascarenhas Dias. 2ª Edição – Livraria Valer, Manaus.