Na fronteira da zona norte e zona leste de Manaus, existe uma floresta primária. Lá, em janeiro de 2009, foi criado o Museu da Amazônia – Musa. O Musa ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.
O interessante no MUSA é subir na sua torre de aço com 42 metros de altura, 242 degraus e 3 plataformas de observação onde pode-se ver lá de cima a copa das árvores e um pouco da cidade de Manaus.
Lá de cima da torre também é possível assistir ao nascer e pôr do sol e, também, observar as aves. Para isso é necessário fazer agendamento pelo site do MUSA. A torre não é projetada com acessibilidade. Aliás, isso é algo que Manaus ainda fica muito pra trás.
As torres de observação proporcionam experiências incríveis para todos os visitantes. Na Dinamarca existe uma Torre de Observação que está sendo destaque no mundo inteiro, sem dúvida uma nova e emocionante experiência de envolvimento com a natureza!
Localizada a apenas uma hora ao sul da capital dinamarquesa Copenhage, encontramos esta nova e exclusiva experiência de natureza. Um conjunto de calçadões em diferentes formas que leva-o através de uma bela floresta e, finalmente, leva-o a uma torre de observação de 45 metros de altura com vista deslumbrante.
Situado na histórica Floresta Gisselfeld Klosters – uma floresta glacial caracterizada por colinas ondulantes, córregos efêmeros, lagos, pântanos e prados, por si só uma experiência de paisagem mutável que é influenciada pela rica vida das aves e as mudanças de estações – o projeto possui 900 metros de um passeio elevado que vai ziguezagueando entre as árvores e culmina em uma torre de 45 metros com uma rampa em espiral interior de 650 metros de comprimento, que oferece vistas panorâmicas da paisagem circundante e da natureza de tirar o fôlego.
A ideia por trás do passeio que leva à torre é tornar a floresta acessível a todos sem interromper o ambiente natural – um habitat de uma grande variedade de espécies que vivem em harmonia com a natureza. Para conseguir isso, a torre foi construída com aço temperado e carvalho de origem local, para misturar-se sutilmente com o contexto circundante.
A rampa em espiral para a plataforma de observação também se beneficia da forma hiperbólica. Mantendo um gradiente fixo, a geometria e o espaçamento da rampa flutuam de acordo com a mudança de curvatura. A rampa se torna um elemento escultural que torna a jornada ao topo uma experiência única de troca de intimidade, oferecendo acesso a todos os visitantes.
A Torre Camp Adventure oferece uma experiência única na natureza, não encontrada em nenhum outro lugar da Escandinávia. A plataforma superior da torre está a 140 metros acima do nível do mar e é o ponto mais alto acessível em todo o país. Com tempo limpo, há uma vista desobstruída de 50 km ao norte que possibilita visualizar até Copenhagen e Malmo, e no sul e ao leste, é possível ver a paisagem montanhosa.