2023 promete ser um ano de muita defesa da Amazônia, reconstrução do país e uma atenção especial para o meio ambiente. Nesse clima, dois amantes da fotografia se uniram para ajudar a amazônia e também um projeto social bem bacana aqui de Manaus e no primeiro trimestre de 2023, inaugurarão o “Olhar Amazônia”.
Eles são empreendedores conectados com o mundo contemporâneo, apaixonados pela Amazônia e ambos consideram essencial atuar socialmente e fazem isto através da Fotografia!
Um é o Wesley Andrade, de Manaus, diretor da Glam Photo Gallery e ooutro é o Mario Barila, de São Paulo, fotógrafo ambientalista, velejador, idealizador do Projeto Água Vida, se uniram para apoiar duas causas, a ambiental, estimulando um olhar reflexivo sobre a Amazônia no momento em que, mais uma vez o mundo se volta para sua proteção, e a causa social, filantrópica, ao promoverem ações que vão se reverter em doações para o Lar Batista Janell Doyle, respeitada organização de natureza beneficente que presta assistência para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e risco, assim como para seus familiares.
O encontro entre os dois aconteceu em agosto passado quando o fotógrafo paulistano esteve em Manaus em visita de apoio no Projeto Sauim-de-Coleira para doar uma centena de árvores nativas que vão colaborar com a recuperação de uma área degradada do habitat do macaquinho que se encontra em risco crítico de extinção. O programa do projeto atua com a conservação desta espécie rara de primata encontrado somente no Amazonas.
Apresentados por uma amiga em comum, surgiu a parceria para a ação da dupla, uma exposição fotográfica na Glam, galeria de Wesley localizada no Shopping Ponta Negra, com imagens autorais de Barila, evento que se completa com um leilão virtual que irá reverter a venda das fotos (doadas pelo fotógrafo) que será realizado por Magaly Araújo, filantropa, diretora do Janell Doyle, reconhecida pela sociedade manauara por seu trabalho humanitário incansável.
O evento, que está previsto para o primeiro trimestre de 2023, inaugura Olhar Amazônia, vertente de atuação da galeria que irá se dedicar exclusivamente a temas relacionados ao meio ambiente amazônico.
Sobre os Responsáveis
Mario Barila
Fotógrafo ambientalista e velejador, Mario Barila estudou fotografia com o renomado fotógrafo Araquém Alcântara, precursor da fotografia de natureza no Brasil. Em suas viagens pelo Brasil se sensibilizou com cenário de dificuldades das populações e natureza nos locais visitados, isso levou o fotógrafo a buscar uma forma de ajudar as comunidades visitadas. Passou a usar a venda das fotos para realizar alguma ação social ou ambiental nos locais fotografados. Desde então, Mario já realizou ações de reflorestamento em muitas regiões, entre elas, Fernando de Noronha, na Chapada dos Veadeiros e em Mariana e doou computadores para escolas carentes em Ilhabela, nos Lençóis Maranhenses e nas Serra da Capivara entre outros tantos locais. O fotógrafo se sente feliz em poder realizar essas ações exclusivamente com a venda das suas fotografias através de seu “Projeto Água Vida” ( http://mariobarila.com.br/aguavida/ )
Wesley Andrade
Publicitário e empresário, Wesley Andrade, fotógrafo conceituado especializado em portrait, sabe a importância dos momentos únicos na produção da imagem de seus retratados. Um instante, um gesto, a alegre vibração dos movimentos, seu olhar sabe explorar as lentes e sutilmente captar o fugaz, a fotografia surge, o resultado elegante é a emoção que ele busca. Para Wesley, as lentes de sua câmera, as variações da luz, foco, composição e contraste são elementos que decodificam e materializam o que seu olhar capturou. Suas fotos são narrativas de sentimentos instantâneos, elas evocam a beleza da efemeridade.
Lar Batista Janell Doyle
O Lar Batista Janell Doyle é uma Organização da Sociedade Civil – OSC, de natureza beneficente, sem fins lucrativos, que atua como Acolhimento Institucional e Familiar para crianças e adolescentes, como também Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para as famílias da comunidade do Mauazinho e Abordagem Social que identifica indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos. Filiada a Convenção Batista do Amazonas. Inaugurada em 12 de Outubro de 1996.