Desde 2014, bem antes dos 7×1 contra a Alemanha na Copa do Mundo do Brasil, os ciclistas que pedalam entre as cidades sul coreanas de Daejeon e Sejong, contam com uma estrutura muito especial. Trata-se de uma ciclovia, e não ciclocalçada, localizada na parte central de uma rodovia. O detalhe especial é que ela é toda coberta com placas fotovoltaicas, aquelas utilizadas para captar energia solar e transformar em energia elétrica.
A pista se espalha por 32 quilômetros e os ciclistas podem pedalar em alta velocidade sem atrapalhar ninguém, assim como os carros que viajam na estrada ao lado.
Essa ciclovia da Coréia do Sul é um ótimo exemplo de aproveitamento do espaço e compartilhamento de usos. Ao mesmo tempo em que a estrutura proporciona um espaço seguro para as pedaladas, é possível produzir energia limpa para iluminar toda a estrada. Outro detalhe curioso é que essa estrada também possui a “faixa azul“.
Logo abaixo, é possível ver toda a extensão e a estrutura da ciclovia através de um voo de drone. O vídeo permite que se contemple toda a beleza deste sistema, que serve de exemplo para muitos outros lugares do mundo. Infelizmente não temos as pessoas certas nos locais certos para que políticas como essa aconteçam. É necessário pulso firme para organizar a bagunça que eles mesmos fizeram.