Ainda hoje muito se ouve falar em “Dia D“, embora muitos conheçam o seu significado, poucos são os que conhecem a sua história.
O Dia D é um termo do vocabulário militar usado para indicar um dia importante em que irá acontecer uma grande operação militar ou um grande acontecimento.
Tal termo foi empregado em uma das maiores batalhas que o mundo já presenciou, tal batalha tinha como nome original de Operação Overlord.
O Dia D, 6 de junho de 1944, foi a data em que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Normandia (noroeste da França). Este dia é considerado por muitos historiadores como o mais importante da Segunda Guerra Mundial. Foi decisivo na vitória dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O nome oficial deste plano militar era Operação Overlord.
A região era dominada pelos alemães na chamada Muralha do Atlântico. Os aliados, desembarcaram com mais de 300 mil homens e milhares de armamentos. Os aliados usaram senhas e informações falsas sobre o desembarque, estratégia importante para confundir as tropas alemãs.
Após duras batalhas, a operação Overlord funcionou e os aliados venceram. Esta vitória foi crucial para o avanço dos aliados rumo a vitória sobre a Alemanha em 1945.
Os soldados das tropas aliadas, que participaram da invasão da Normândia durante no Dia D eram dos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França (parte livre), Polônia, Austrália, Bélgica, Nova Zelândia, Holanda e Noruega.
E por isso que hoje em dia, utilizamos a expressão de o “Dia D” para dizer que será O GRANDE DIA!