A Psicodinâmica da cor nos ensina que cada cor nos produz uma sensação, essa sensação vem decodificada psicologicamente de acordo coma nossa cultura, nossa emoção e nossos conhecimentos prévios, porém, tudo de forma subjetiva. Cores nos elementos significam sentimentos.
Conhecer o efeito da cor no seu público alvo é matéria de base de qualquer pessoa que trabalhe com design, publicidade, artes plásticas, e outras áreas criativas. Saber que o vermelho está relacionado à fortes emoções como o amor e ódio, ou que o verde está normalmente associado ao bem estar e saúde, mas que o seu uso excessivo em determinada comunicação poderá trasntornar o receptor e evocar emoções completamente contraditórias, como por exemplo enjoo e esquizofrenia é mais do que obrigação das pessoas criativas saberem.
Podemos citar a exemplo, que quando uma pessoa se sente enjoada, normalmente atribuimos à ela a cor verde. Um outro exemplo é a cor azul, o azul, por sua vez, normalmente está relacionado para emoções têneras como conforto e tranquilidade, porém, quando se é usada em excesso pode aumentar o tom da melancolia. E é por isso que se usa em inglês a expressão “I feel blue” para dizer “Estou triste”.
A cor é elemento de suma importância no cotidiano profissional de muitos profissionais criativos. O conhecimento e o domínio de diversas tonalidades das cores são fundamentais para o pleno desenvolvimento das técnicas desses profissionais.
A cor como expressão de uma comunicação é algo imprescindível e talmente importante como qualquer outro detalhe. As cores quando trabalhadas podem nos despertar muitos sentimentos, muita criatividade, muita energia e com certeza nos deixar mais felizes e porque não dizer, mais aptos a entender o recado.
“Gosto das cores, das flores, das estrelas, do verde das árvores, gosto de observar. A beleza da vida se esconde por ali, e por mais uma infinidade de lugares, basta saber, e principalmente, basta querer enxergar.”
Clarice Lispector
É bem fato que o colorido encanta, e para isso separei 50 imagens coloridas, no qual as cores falam por si só. Nada de 50 tons de cinzas. Aqui a regra é 50 tons juntos e misturados