É lamentável a quantidade de lixo produzido diariamente em Manaus e no mundo. Pior do que a quantidade exorbitante, ainda temos que levar em consideração o lixo que vai parar nos igarapés e o lixo que vai parar no aterro sanitário.
Para entendermos a situação local, de acordo com um levantamento realizado em dezembro de 2015 constatou que na cidade de Manaus são produzidos em média 1,2 kg de resíduos sólidos por pessoa diariamente. Mais de 710 toneladas de lixo foram recolhidas durante o ano de 2015 nas ruas da capital. As informações são da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). Os dados apontam ainda que cerca de 2,6 mil toneladas de resíduos são recolhidas por dia na cidade. Entretanto, chama a atenção a porcentagem destinada à reciclagem – somente 1,2%, atualmente.
Outro dado alarmante sobre a produção de lixo em Manaus, dá conta que a Semulsp coletou, aproximadamente, 350 toneladas de lixo das bandas e blocos carnavalescos e também no entorno do Sambódromo, onde ocorreu o desfile das Escolas de Samba.
Nos concentremos que apenas 1,2% dos resíduos recolhidos é destinado à reciclagem. Já imaginaram se conseguíssemos colocar metas para isso? Já imaginou se nossos políticos pudessem imprimir mais rigor para combater isso, não apenas pressionando a Prefeitura Municipal para estabelecer metas, mas também, os cidadãos com ações além da educação ambiental.
Uma ação inicial é conhecer como são e como funcionam as lixeiras seletivas ao redor do mundo inteiro.
Em Manaus até temos alguns pontos com lixeira e coleta seletiva, entretanto, as pessoas precisam respeitar essa seleção na hora de descartar o lixo e a Prefeitura por sua vez, deve ser transparente ao apresentar a destinação dos lixos separados.
Abaixo, algumas lixeiras seletivas ao redor do mundo que unem o funcional com o criativo. Pode parecer besteira, mas se as lixeiras forem chamativas, fica mais fácil de identificar e memorizar onde elas estão posicionadas na cidade.
1 – Portugal (foto: starrynight)
2 – Irlanda do Norte (foto: commonguy)
3 – Alemanha (foto: Carija Ihus)
4 – Alemanha (foto: thomas lu)
5 – Estados Unidos (foto: scottamus)
6 – China (foto: supercamel)
7 – Australia (foto: spacing magazine)
8 – Japão (foto: wootang01)
9 – Japão (foto: 2cauldrons)
10 – Reino Unido (foto: langley monkey)
11 – Egito (foto: ukslim)
12 – República Tcheca (foto: kat photo)
13 – Hungria (foto: nick normal)
14 – França (foto: n1d0)
15 – Argentina (foto: emily davidow)